Empreendedoras da AME BV selecionadas para a AWE - Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV
Duas empreendedoras de Boa Vista estão representando Roraima em um programa de grande alcance global, a Academia para Mulheres Empreendedoras (AWE), Val Bezerra, de 50 anos, e Iohanna Felinto Sousa, de 24 anos, foram as únicas selecionadas do Estado para a edição 4.0 da iniciativa, junto a outras 100 participantes de todo o Brasil.
Programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Academy for Women Entrepreneurs promove o empreendedorismo feminino por meio de formação, mentoria gratuita, assim como oportunidades de capital semente. Dessa forma, as participantes iniciaram o curso online em setembro e encerram o ciclo neste mês de novembro. Em dezembro, se reúnem em São Paulo para apresentar seus planos de negócio, com a possibilidade de conquistar prêmios que podem impulsionar ainda mais seus projetos.
Val e Iohanna são beneficiárias da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV). Criada em 2022 para fortalecer pequenos negócios da capital, a agência já investiu mais de R$ 8 milhões em micro e pequenos empreendimentos, beneficiando, assim, mais de 2 mil empreendedores. Além do crédito orientado, a instituição oferece capacitações, mentorias e oportunidades de visibilidade, como a participação em grandes eventos da cidade.
“Atualmente, a agência disponibiliza nove modalidades de crédito, voltadas a públicos diversos, dentre eles, jovens e mulheres promovendo o desenvolvimento econômico, impulsionando histórias de sucesso como a da Val e da Iohanna. O nosso intuito é exatamente pavimentar o caminho para que eles se destaquem nacional e internacionalmente”, disse Luciana Surita, diretora-presidente da AME BV.
Val Bezerra é proprietária da empresa “Daval Alimentos Amazônicos” que produz molhos de pimenta com ingredientes da Amazônia, criada há um ano e meio. Ela então descreve sua participação no programa como uma “virada de chave” em sua vida pessoal e profissional.
“Para ser bem sincera, quando me inscrevi, não achei que seria escolhida. Pensei: ‘Meu Deus! Eu nem entendo inglês. Como vou participar disso?’. Quando recebi o e-mail dizendo que era uma das 100 selecionadas entre 744, fiquei sem acreditar. As aulas são legendadas e consigo acompanhar”, relembra Val.
Ela também reconhece a influência da AME BV como parceira fundamental nesse processo de crescimento e melhoria do seu empreendimento. “Participar desse programa, após receber apoio da AME tem sido como ganhar na ‘Mega Sena’. Com os parceiros certos, a gente vai longe. Estar na AWE 4.0 me mostrou que posso ir muito além”, comemora.
Para Iohanna Felinto Sousa, representar Roraima na AWE é motivo de orgulho e responsabilidade. “O empreendedorismo feminino e jovem é uma bandeira que eu defendo. Então, estar num programa de relevância internacional é uma verdadeira bênção para o meu negócio”, afirma Iohanna.
Ela então destaca que ingressar na AME BV foi o ponto de partida para o fortalecimento da loja “Para Recordar – Canecas e Presentes Personalizados”. “Por meio da AME tive acesso à primeira política pública como empreendedora. Lá eu fui acolhida, incentivada e passei a acreditar mais em mim. Participar da AWE é um degrau a mais nessa jornada e tudo isso só é possível porque comecei lá atrás com o apoio da AME”, completou.
Fonte: Da Redação
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais