Cidades

Boa Vista é classificada com nota máxima em gestão pelo Tesouro Nacional

Boa Vista foi reconhecida como uma das melhores administrações do País. Prova disso é que a capital de Roraima foi classificada com nota máxima pelo Tesouro Nacional conforme o levantamento de capacidade de pagamento dos municípios brasileiros.

Equilíbrio

Conforme a prefeitura, a classificação é dada para cidades que apresentam equilíbrio orçamentário, transparência nas contas públicas e também responsabilidade fiscal.

Objetivo da gestão é atender às necessidades da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Reconhecimento para Boa Vista

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, este reconhecimento reflete uma administração responsável, transparente e comprometida com as finanças e investimentos.

“A classificação pelo Tesouro Nacional é importante para a gestão financeira de Boa Vista. Esse reconhecimento é reflexo do trabalho eficiente e responsável da minha equipe na administração das finanças públicas”, disse.

Com a garantia da União em operações de crédito, a Prefeitura terá ainda mais oportunidades de investimentos em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população, como a construção e ampliações de escolas e creches, de Unidades Básicas de Saúde, além de melhorias na infraestrutura urbana.

Metodologia

Assim, o calculo é feito com base em três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, que avaliam o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas e a situação de caixa para verificar a saúde fiscal do estado ou município.

Após análise desses indicadores, são atribuídos aos estados notas de A a D, sendo requisito para recebimento de garantia da União que o ente tenha capacidade de pagamento calculada e classificada como A ou B.

Boa Vista em outros Rankings

Do mesmo modo, Boa Vista foi classificada como gestão fiscal de excelência. Ela ficou em 4º lugar no ranking de gestão fiscal das capitais do Brasil em 2020. A Firjan divulgou o levantamento em 2021.

Além disso, em 2020, Boa Vista também ocupou o 3º lugar como a melhor capital em situação fiscal do país. O levantamento foi inédito.

Por fim, o estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

13 minutos ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

1 hora ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

2 horas ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

3 horas ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

14 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

14 horas ago