Foto: Divulgação PMBV
Boa Vista ostenta o título de “Capital da Primeira Infância” graças às políticas públicas voltadas para os pequenos, garantindo educação, saúde e infraestrutura de qualidade. Neste Mês da Primeira Infância, vale conhecer o trabalho que tornou a cidade uma referência no Brasil e no exterior.
Segundo a secretária adjunta da Semads, Amanda Rosas, “os primeiros mil dias, incluindo a gestação e os dois primeiros anos de vida, são uma janela de oportunidade única para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional. As políticas da prefeitura garantem às crianças cuidados adequados, ambientes seguros e estimulantes, além de orientar e apoiar pais e responsáveis.”
O marco das ações voltadas à primeira infância começou em 2013 com o programa Família que Acolhe (FQA). Ao longo de mais de dez anos, a prefeitura acompanhou mais de 37 mil gestações, fortalecendo o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de consolidar os laços familiares. Este ano, Boa Vista investiu R$ 362,4 milhões exclusivamente na primeira infância.
O programa oferece Universidade do Bebê (UBB), visitas domiciliares, vagas garantidas em creches, consultas médicas e kits com roupas, fraldas, banheira, itens de higiene e leite. Todos esses benefícios reforçam o compromisso com as próximas gerações.
Além do FQA, a prefeitura planeja e executa políticas públicas que promovem ambientes adequados ao desenvolvimento infantil. Praças e pontos de ônibus, por exemplo, foram projetados de forma lúdica, considerando a perspectiva das crianças.
Em 2018, Boa Vista aderiu ao projeto URBAN95, da Fundação Bernard Van Leer. A capital passou então a planejar a cidade pensando em crianças de 95 cm, altura média de uma criança de três anos. Com isso, a cidade criou espaços ao ar livre que incentivam lazer, aprendizado e participação ativa dos pequenos.
Dentro do FQA, o projeto “Paternidade Boa”, iniciado em 2021 pelo prefeito Arthur Henrique, completou cinco anos este mês. Ele promove aprendizado aos pais e valoriza a figura paterna, fortalecendo os laços entre pais e filhos.
Do mesmo modo, o cuidado também se estende aos grandes eventos da cidade. A capital da primeira infância oferece espaços acolhedores e programação voltada para crianças. Neste ano, o “Mormacinho”, versão infantil do Festival Mormaço Cultural, contará com artistas nacionais como Galinha Pintadinha e Lucas Neto, garantindo diversão para os pequenos.
Além disso, a Prefeitura mantém o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal, inaugurado em 2023, e o Baby Spa na UBS Aygara Motta Pereira, na Cidade Satélite. Além disso, iniciativas como as Selvinhas Amazônicas acolhem crianças e estimulam aprendizado em contato com a natureza.
Neste mês, o Hospital da Criança Santo Antônio, referência nos cuidados pediátricos em Boa Vista, comemorou 25 anos com programação especial, divertida e acolhedora para os pequenos atendidos.
Atualmente, o Comitê das Crianças (CCBV) dá voz às crianças, permitindo então que elas apresentem ideias, propostas e demandas por exemplo, contribuindo para construir uma cidade cada vez melhor.
Fonte: Da Redação
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…