Boa Vista está entre os dez municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas estão inclusas nesta edição do mapa.
De acordo com a superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Alda Amorim, desde o início, Boa Vista integra o mapa que, anteriormente, era atualizado a cada dois anos.
“Estamos muito felizes com essa notícia, pois demonstra a preocupação e a responsabilidade da nossa gestão em apostar no turismo como uma atividade econômica e estratégica para o desenvolvimento local. Além disso, proporciona a valorização das nossas especificidades, possibilitando que os investimentos sejam melhor aplicados.”
Outros municípios
Outros nove municípios de Roraima também fazem parte da lista, são eles: Amajari, Normandia, Pacaraima, Bonfim, Alto Alegre, Mucajaí, Cantá, Caracaraí e Rorainópolis.
Um dos principais objetivos do Mapa é apresentar um diagnóstico dos investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
Além disso, permite nortear a elaboração de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Títulos para Boa Vista
O Ministério do Turismo escolheu Boa Vista como um dos 25 destinos considerados tendência em 2022, ganhando espaço em uma publicação da revista Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT).
A capital também tem o titulo de 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula, é a 11ª melhor capital para criar filhos, pela Revista Exame e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula.
Da mesma forma, também foi eleita a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa “Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), do Ministério da Saúde.
Fonte: Da redação