A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), aderiu à Estratégia Nacional de Multivacinação 2025, lançada pelo Ministério da Saúde.
A ação tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Ela então visa a atualização da caderneta de vacinação daqueles que estão com doses em atraso. Ou que ainda não receberam a imunização.
Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com as faixas etárias e recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A campanha é fundamental para mantermos as coberturas vacinais em dia e protegermos nossas crianças e adolescentes. As equipes estão preparadas para atender a população em todas as UBSs de Boa Vista”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância, Romildo Azevedo.
Além de contribuir na redução da incidência de doenças imunopreveníveis, a estratégia reforça a importância da vacinação para o controle e eliminação de doenças como sarampo, poliomielite, rubéola e tétano neonatal. “Também é uma oportunidade para o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV”, reforçou Romildo.
Por fim, para se vacinar, a criança ou adolescente deve estar acompanhada do responsável portando cartão de vacina e cartão do SUS. Caso possua, também pode ser apresentada a caderneta da criança.
Fonte: Da Redação

