Boa Vista lidera o ranking das capitais com maior liberdade para se trabalhar. O levantamento é do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), que comprovou por meio do Mapa da Liberdade para Trabalhar.
Medidas e encorajamento
O prefeito Arthur Henrique (MDB) tem implantado diversas medidas que encorajam novos negócios e impulsionam a economia da capital de Roraima.
Dessa forma, Arthur ampliou então de 297 para 940 atividades consideradas de baixo risco, conforme decreto nº 006/E, publicado no dia 12 de janeiro.
O levantamento
Do mesmo modo, o levantamento contou ainda com a participação do de 3 mil cidades brasileiras, com mais de 10 mil habitantes.
Além disso, o projeto que está hoje presente em todos os 26 estados do país. A instituição segue incentivando Estados e Municípios a aderirem a Lei de Liberdade Econômica, permitindo que os empreendedores tenham menos burocracia.
Dispensa de alvarás
“A dispensa de alvarás e a redução da burocracia por meio do Programa Descomplica foram medidas importantes da gestão municipal. Elas incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico de Boa Vista. Com a liberdade de trabalhar sem tantas restrições, mais pessoas podem investir em suas ideias e projetos o que gera empregos e riqueza para a cidade”, disse Arthur.
Do mesmo modo, para o o secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius, o reconhecimento é assim, mais um resultado positivo do trabalho da atual gestão.
“O Programa Descomplica, em particular, é visto como uma iniciativa importante para incentivar a geração de novos empregos e apoiar o desenvolvimento econômico de Boa Vista”, disse.
Assim, Boa Vista é também exemplo para outras capitais. Elas podem se inspirar na cidade e adotar medidas semelhantes para promover a liberdade econômica e também o desenvolvimento local. Ela também obteve nota máxima no Tesouro Nacional.
Leia mais em:
Além disso, em 2021, Boa Vista Vista foi classificada como gestão fiscal de excelência, ficando em 4º lugar no ranking de gestão fiscal das capitais do Brasil em 2020. Contudo, o levantamento do sistema Firjan foi divulgado em outubro de 2021.
Por fim, em Em 2020, Boa Vista foi a 3ª capital com melhor situação fiscal do Brasil.
Fonte: Da Redação