O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios está com uma programação alusiva ao Dia Mundial da Terra, que é comemorado nesta segunda-feira (22). Evento ocorre até esta terça-feira, dia 23.
Para sensibilizar crianças e adolescentes por meio da Educação Ambiental, a Prefeitura de Boa Vista promove uma série de visitas técnicas ao Parque Ecológico Bosque dos Papagaios. A primeira ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 22, com participação de mais de 100 pessoas de todas as idades.
Aberto ao público, o evento é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Os participantes vão por uma trilha com educadores ambientais e depois seguem para as oficinas de Reciclagem, Compostagem e Coleta Seletiva. Ocorre também uma palestra da Organização Internacional Nova Acrópole com o tema “Conselhos Ancestrais da Mãe Terra”.
“O bosque completa 15 anos em 2024. Temos 13 hectares que antes eram para o descarte incorreto de resíduos sólidos. Houve a retirada de mais de 300 toneladas de lixo. Realmente, era como um lixão. Hoje, o espaço é para promover Educação Ambiental para os visitantes, assim como para acolher animais vítimas de tráfico”, explicou o superintendente de Sustentabilidade da SEMMA, Leandro Silveira.
Assim, a atual crise climática, decorrente dos efeitos do aquecimento global, ações como essa servem para sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com o planeta. Um dos aprendizados durante as oficinas foi sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha para fazer sabão. O produto, em si, é bastante poluente, mas com a reciclagem, é possível amenizar os impactos negativos no meio ambiente.
Dentre os participantes do primeiro dia, estavam os integrantes do Projeto Conviver, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centenário e os jovens do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC). Os visitantes aprovaram a trilha guiada. E além de aprenderem sobre a história do bosque, também conheceram as espécies de animais e plantas. Tudo com o auxílio dos educadores ambientais da SEMMA.
Para o pequeno integrante do Projeto Conviver, Arthur Lisandro, de 10 anos, o passeio foi incrível. “Foi muito legal conhecer todas essas plantas e animais. Aprendi um pouco sobre a rotina da anta. Ela é preguiçosa durante o dia, mas quando a noite chega, sai para se alimentar. Foi o meu animal favorito hoje”, contou.
Depois de alguns anos, Bruno Vinicius voltou ao Bosque dos Papagaios com o SENAC e saiu satisfeito com a experiência. “É a primeira vez que participo de uma visita completa dessa forma. Antes eu passei pelo bosque rapidamente. É muito interessante aprender sobre os animais que encontram amor e cuidado no mantenedor, pois não podem ser soltos na natureza”, disse o jovem de 18 anos.
Aberto durante todos os dias, exceto feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Por fim, vale ressaltar que no local não é permitido ingressar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21