Economia

Pagamento do 13º de beneficiários do INSS começa na quarta-feira (24)

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano.

No mês passado, o Governo Federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia.

O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, devem descontar do imposto somente na segunda parcela do 13º.

Calendário de pagamentos do 13º

O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).

O Governo Federal deve depositar o dinheiro junto com o benefício referente ao mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412) serão os primeiros a receber e, assim, por dia diante. Além disso, devem pagar a segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024, com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho.

O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024. 

Quem tem direito

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, bem como pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O 13º é devido a aposentados, pensionistas, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Contudo, pagam ele junto com a última parcela do salário-maternidade. Por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários, agora.

Não recebe o décimo terceiro aqueles que embolsam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoa com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional.

Como consultar

Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer login e senha no portal Gov.br.

Para acessar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício, basta clicar no serviço “Extrato de pagamento”. Outra forma é pela central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Agência Brasil

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Homem suspeito de estuprar filhas e agredir esposa é preso após descumprir medidas protetivas em Normandia

Mandado de prisão foi cumprido na Comunidade Indígena Tarame nesta sexta-feira (10)

47 minutos ago

Dia de beleza, passeio de limusine e jantar: ganhadoras de sorteio do Dia das Mães aproveitam programação especial

Em parceria com a Rádio 93 FM e a TV Imperial, o portal Roraima em…

2 horas ago

Confira as dicas do Procon Boa Vista para o Dia das Mães

Atenção às promoções, formas de pagamento e qualidade dos produtos estão entre as recomendações

15 horas ago

“Família que Acolhe”: mais de 30 mil gestantes já receberam acompanhamento pelo programa da Prefeitura de Boa Vista

Em setembro do ano passado, programa completou 10 anos. Mais de 27 mil famílias foram…

16 horas ago

Prefeitura de Boa Vista firma convênio com Iteam e garante cursos profissionalizantes gratuitos à população

Dois cursos já iniciaram e 110 pessoas já estão sendo comtempladas. Prefeito Arthur Henrique destacou…

17 horas ago

Polícia Federal pede ao STF para investigar Mecias de Jesus por suspeita de compra de votos

No pedido, a PF diz não haver dúvida de que o dinheiro apreendido com o…

18 horas ago