O Bosque dos papagaios é uma excelente opção para quem quer ficar mais perto da natureza e aproveitar a sombra das árvores na companhia dos animais.
Entre os 12 hectares de biodiversidade há espécies de flora e fauna nativas conservadas, além de 14 espécies de animais e 13 espécies de árvores nativas, entre caimbé, samaúma, araçá, copaíba, sucuba, entre outras.
Pelas bandeiras da conscientização e preservação, o Bosque desenvolve o projeto “Nas Trilha da Conservação”, visando a sensibilização sobre o meio ambiente, além de abrigar cerca de 46 animais silvestres que foram vítimas de maus tratos, objetos de tráfico ou que foram entregues voluntariamente, mas que não têm condições de sobreviverem em seu habitat.
“Nosso intuito é que a população entenda o potencial do Bosque no sentido de preservação e proximidade com a natureza e tudo que a compõe. Nossas ações refletem essa conscientização para todos os públicos: crianças, jovens e adultos”, explicou o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), Alexandre Santos.
Ele destacou ainda o trabalho de resgate de animais silvestres, quando solicitado, e o procedimento de entrega voluntária. Em ambos os procedimentos, os animais passam por uma análise da equipe de tratadores e do médico veterinário, e posteriormente são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetra) do Ibama.
Visitação
O Bosque dos Papagaios funciona das de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos das 14h às 18h.
Programação para o fim de semana
Neste final de semana vai ocorrer programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente. No sábado (4) e domingo (5) das 14h às 18h, vai ocorrer apresentação percussiva do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) com instrumentos recicláveis, feira de produtos orgânicos, exposição de artesanato com materiais recicláveis, participação de empresas de Resíduos Recicláveis e a entrega de mudas medicinais pelos jovens do projeto Dedo Verde.
O objetivo é sensibilizar a população para a utilização do Bosque quanto um espaço de interação da natureza e com os animais. Além de chamar a atenção para o tema reciclagem.
Vamos ter a exposição de produtos fabricados a partir de resíduos recicláveis e, com isso, queremos ressaltar a importância e a economia gerada com a valorização desses resíduos e dos profissionais. É importante entender que nem tudo que se joga fora é lixo”, ressaltou Alexandre.
Fonte: Da Redação