Funcionários do bosque reforçam a importancia da preservação da fauna e flora - Foto: divulgação/SEMUC
Neste domingo, 26, o Bosque dos Papagaios organizou na tarde diferenciada em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental. A ação teve o objetivo de reforçar a atuação da Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) quanto à preservação da fauna e da flora, além da ressaltar a fiscalização ambiental no município.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, deu as boas-vindas ao público e aproveitou para divulgar outras ações e projetos da pasta, além de explicar todo o trabalho que o parque ambiental desenvolve em prol da relação do ser humano com a natureza, inclusive com o resgate de animais.
“A gente reforça o trabalho de educação ambiental e de manejo com animais silvestres para que as pessoas entendam a importância de não os maltratar, de saber que o tráfico é crime e, principalmente, entender a relevância que esses animais têm em relação a todo um ecossistema que vivemos”, falou.
A aposentada Maria Perpétua Sampaio e Silva conheceu o Bosque pela primeira vez nesse domingo, e aproveitou a ação para aprender mais sobre o lugar. Entre os animais, os que mais gostou de ver fazem parte das memórias de quando ainda morava no interior: a capivara e a anta. “Eu gostei muito de ver novamente esses bichos. São lindos e eu via muito quando vivia no sítio”, disse.
Conforme a professora de inglês Larissa Mateus, essa foi a segunda vez que visitou o parque após alguns anos. Ela contou que viu de perto animais que não estavam na primeira vez e aprovou as mudanças no espaço. “Conscientização ambiental é importante, ainda mais atualmente. Melhor ainda é aprender isso desde cedo. É legal ver que a prefeitura estimula projetos e ações como essa”, comentou.
Como parte da programação, o bosque contou com oito guias destinados a acompanhar os visitantes nas trilhas. Eles contam um pouco a história do lugar, da fauna, flora, assim como dos animais habitantes. O farmacêutico químico Edilson Cândido também conheceu o lugar pela primeira vez, ao lado da esposa e dos filhos.
“A gente ouvia falar, mas nunca tinha conhecido. Nós gostamos de tudo. Fizemos a trilha e foi muito legal saber um pouco do trabalho que acontece aqui. É importante ter esse contato com a natureza e as crianças ainda amaram ver os animais. Minha filha já sabe diferenciar e reconhecer os animais pelo nome”, contou.
Para quem tem interesse em conhecer essa maravilha de parque ecológico, o local funciona de terça-feira a domingo. Durante a semana, das 8h às 18h. Já nos fins de semana, funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. Importante ressaltar que não é permitido entrar com animais domésticos, nem alimentar os animais do bosque, tão pouco entrar com bebida alcoólica. Também não é permitido consumir alimentos nas trilhas, assim como fumar e descartar resíduos de forma irregular.
Fonte: Da Redação
Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos, beneficiando mais de…
Cursos disponíveis são: mecânica de motocicleta, avicultura básica de corte, panificação básica, noções básicas de…
Já foram produzidos na comunidade ao longo dos anos: melancia, macaxeira, abóbora, maxixe e feijão
Infraestrutura já atendeu 19 trechos de sete bairros da capital, com implantação de 5,4 km…
Comerciante ainda ameaçou a criança e disse que, caso contasse para alguém, ele 'mataria' sua…
Para acompanhar o jogo que inicia 16h, basta sintonizar no Canal 6.1 da emissora afiliada…