Cidades

Brasil já registrou mais de 154 mil focos de calor este ano

O Brasil iniciou setembro com mais 154 mil focos de calor registrados este ano, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O maior número de frentes de fogo está na Amazônia, que concentra 42,7% dos focos registrados no domingo (1º) e nesta segunda-feira (2).

De acordo com o Inpe, como os dados são por imagens de satélite, que variam em captação de áreas entre 375 metros quadrados (m²) e 4 quilômetros quadrados (km²), cada foco pode ser uma ou várias frentes de fogo ativas.

Na comparação com os dados divulgados no último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no sábado (31), os focos de calor continuam avançando pelos biomas brasileiros. Isso em relação ao registro até o dia 27 de agosto. Até quando houve pouco mais de 112 mil focos de calor no país.

Embora a Amazônia seja o bioma mais atingido, por causa da extensão de seu território, o município mais afetado é Corumbá. O bioma predominante é o Pantanal e teve 4.245 focos. Já o segundo município mais atingido foi Apuí, no Amazonas, onde houve 3.401 focos até o dia 27 de agosto.

De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a área da Amazônia, consumida em 2024 ultrapassou 5,5 milhões de hectares. E o Pantanal já perdeu 2,5 milhões de hectares até esse domingo.

Combate

O MMA informou que atualmente atuam na Amazônia 1.468 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). E do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Já no Pantanal, esses órgãos atuam com 391 profissionais, que se somam a outros 343 das Forças Armadas. Bem como 79 da Força Nacional de Segurança Pública e dez da Polícia Federal. Também estão sendo empregadas 18 aeronaves e 52 embarcações do governo federal.

Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal determinou o prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia. No dia 10 de setembro, o cumprimento da medida deverá passar em audiência de conciliação que tratará de três ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) que tratam do tema.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Seis pessoas são presas em operação contra tráfico e cumprimento de mandados no Sul de Roraima nesta semana

Agentes também apreenderam porções de pasta base de cocaína, dinheiro em espécie, aparelho celular, munição…

7 horas ago

Nova lei reforça direito a três folgas ao trabalhador por ano para exames preventivos

Benefício é exclusivo para empregados no regime da CLT

10 horas ago

Jovem que esfaqueou companheira morre baleado ao tentar desarmar policial

Vítima foi esfaqueada na região da costela, golpeada com chutes, pisões e estrangulada. Além de…

11 horas ago

PRF faz apreensão recorde de 400kg de mercúrio em Roraima

Ação orientada por inteligência intercepta metal tóxico destinado ao garimpo ilegal; em menos de 15…

12 horas ago

Paciente denuncia negligência no HGR por ficar com fragmento de cateter no braço

Mesmo com exames indicando a presença de um pedaço de tubo de acesso, equipe médica…

14 horas ago

Castra Móvel garante esterilização gratuita e fortalece saúde dos animais em Boa Vista

Serviço itinerante está atendendo a demanda de cães e gatos machos no bairro Murilo Teixeira…

16 horas ago