Uma compra para realizar um sonho, que pode virar pesadelo, serviços não autorizados, juros altos e falta de clareza no contrato caracterizam a chamada ‘venda casada’. Uma prática abusiva, que tem aumentado no Brasil. Foram mais de 100 mil denúncias neste ano.
A cobrança por serviço ou produto não contratado, reconhecido ou solicitado está entre as maiores reclamações entre os consumidores brasileiros. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, foram mais de 106 mil denúncias registradas de janeiro a novembro. Alta de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.
Venda casada é uma prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil, onde um fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço à compra de outro item ou serviço, sem que o consumidor tenha liberdade de escolha, como um banco que obriga a contratar um seguro para liberar um empréstimo, ou uma escola que exige a compra de material em uma loja específica, ferindo a autonomia do consumidor e podendo gerar direito a ressarcimento e indenização.

