Cidades

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento em breve. Os tutores poderão registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o RG Animal. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o responsável poderá acessar a ferramenta pela conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal.

Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e, em seguida, emitir a carteirinha de identificação. O documento incluirá um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ficar na coleira do animal, permitindo assim que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.

Lei

Lei 15.046/2024, aprovada em novembro pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula no último dia 18, autorizou a criação do cadastro pela União. O sistema vai reunir informações sobre os proprietários e os pets. Isso vai facilitar o controle de zoonoses e o combate a abandono e maus-tratos de animais. A medida também deve proporcionar mais segurança em transações de compra e venda.

De acordo com a nova lei, o cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário e dados sobre a procedência e características dos animais: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento, além do local onde o animal fica. Os tutores deverão informar sobre a venda, doação ou morte do bicho de estimação, apontando a causa. Caso o animal utilize um microchip subcutâneo que o identifique, o dispositivo poderá se incluído no cadastro. “Salvo nos casos em que o procedimento for custeado pelo governo federal, a microchipagem não será obrigatória. No entanto, é recomendada como forma de aumentar a segurança e o controle dos animais”, esclareceu o MMA.

O microchip é um dispositivo colocado por veterinários sob a pele dos animais, com um código associado aos dados do proprietário. Para acessar as informações, entretanto, tem que utilizar um leitor adequado, normalmente disponível em clínicas veterinárias que fazem o procedimento.

Políticas públicas

O cadastro dos animais ocorrerá prioritariamente pelos tutores responsáveis, no entanto, organizações não-governamentais (OGNs), prefeituras e o Distrito Federal poderão cadastrar animais sob sua guarda, incluindo aqueles que se encontram em abrigos, canis, centros de zoonoses ou em situação de rua. Quando houver a adoção desses animais, ocorrerá, pelo sistema, a transferência da tutela.

Além disso, segundo o MMA, municípios e estados que aderirem ao sistema terão acesso a uma área específica, onde poderão visualizar e analisar dados estatísticos regionais. “Essas informações são essenciais para a gestão de programas locais de proteção e manejo populacional ético de cães e gatos, incluindo ações como vacinação, mutirões de castração e microchipagem, campanhas de adoção, entre outros”, destacou a pasta.

O cadastro será acessível ao público via internet e a fiscalização e centralização dos dados será feita pelos estados e pela União. Atualmente, iniciativas semelhantes já existem no país, mas de forma descentralizada.

Os animais voltados à produção agropecuária, para produtos ou serviços, não precisarão de cadastro. A lei trata apenas de animais que se destinam à companhia ou criados como de estimação.

Imposto

Após a aprovação do projeto do Senado, surgiram especulação sobre a possibilidade de criação de imposto para quem é dono de animal doméstico, como ocorre em outros países, como a Alemanha. A nova lei, entretanto, não prevê pagamento de nenhum tipo de taxação, apenas autoriza a criação do cadastro, que será gratuito.

“No Brasil, o objetivo é melhorar a gestão e o planejamento de ações, sem impor sanções ou cobranças. O acesso público aos dados será limitado ao necessário para dar suporte a políticas públicas, com garantia de privacidade e proteção dos dados pessoais”, destacou o governo federal, em comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Fim da CERR: servidores cobram posicionamento de Governo e temem permanência de Cecília Lorenzon

Funcionários querem a garantia de seus direitos mesmo com a extinção da Cerr

14 minutos ago

Empresa que administra aeroporto de Boa Vista tem seis meses para melhorar acessibilidade às aeronaves sob pena de multa

Concessionária firmou um acordo com o Ministério Público de Roraima para fazer as adequações

57 minutos ago

Davi e Cecília foram os nomes mais registrados em Roraima em 2024

Dados divulgados nesta quinta-feira (26) pela Arpen mostram os nomes preferidos pelos pais no estado…

1 hora ago

Capitão da PM investigado por assassinato de casal de agricultores no Cantá volta ao quadro de oficiais

Medida foi publicada no Diário Oficial do dia 19 de dezembro, mas é retroativa à…

2 horas ago

Boa Vista terá 17 feriados e nove pontos facultativos em 2025

Prefeitura de Boa Vista recomenda, no entanto, que os dirigentes dos órgãos e entidades preservem…

3 horas ago

Homem é preso suspeito de tentar matar outro a facadas na zona Oeste de Boa Vista

Crime aconteceu no dia 24 de outubro após a vítima tentar defender um amigo em…

4 horas ago