A Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer) reajustou novamente a conta de água. Dessa vez, o consumidor irá pagar com 8,26% de aumento, que passa a valer a partir de fevereiro.
O reajuste vale para todas as categorias: residencial, comercial, industrial, pública. assim como social. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o documento, a medida ocorre após um estudo tarifário apresentado para apreciação e deliberação da Diretoria Executiva, o qual foi essencial para embasar tecnicamente as decisões relacionadas a recomposição das tarifas, que evidenciou ser indispensável o reajuste.
Além disso, o documento explica que a decisão teve a aprovação deliberada na Ata de Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Caer que ocorreu em 27 de dezembro.
Justificativa
Para o novo reajuste, a Caer justificou a importância do equilíbrio econômico-financeiro, que é essencial para garantir a sustentabilidade da empresa. O que então permite a cobertura de custos operacionais, a amortização de investimentos e a formação de reservas para a manutenção e expansão. Assim, segundo a Caer, a empresa assegura a “continuidade dos serviços prestados com eficiência”.
Outros reajustes
A Caer já promoveu outros dois reajustes na conta de água. O primeiro ocorreu em janeiro de 2023 quando a companhia aumentou o custo da água em 25,03%. A justificativa era de que não havia reajuste desde 2017.
A segunda vez aconteceu um ano depois, com reajuste de 23,77%. Na ocasião, a justificativa para o aumento foi de que houve apenas um reajuste entre o período de 2017 a 2023.
Confira a resolução da Caer:
Fonte: Da Redação