Pela primeira vez, Boa Vista vai receber a “Caminhada Rumos”, nesta sexta-feira (25), a partir das 18h30 no Teatro Municipal. A comitiva conta com gerentes do programa Rumos Itaú Cultural e integrantes da Comissão de Seleção. O objetivo é proporcionar uma conversa com artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados em participar do edital. Além de esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena local.
Nesse sentido, as equipes do Itaú Cultural percorrem todas as regiões do Brasil até o dia 14 de setembro, para explicar o edital do projeto. As visitas ocorrem nas 26 capitais, abrangendo todos os estados do país, além do Distrito Federal.
Conforme Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), esta ação é muito importante para o desenvolvimento da cena artística da capital.
“Ações como essa da Rumos ajudam os trabalhadores e trabalhadoras da cultura a se conectarem com editais de financiamento e incentivo à produção artística e cultural de todo o país. Essa aproximação com instituições culturais aqui em Boa Vista se torna uma ação formativa, fortalecendo as redes de conexões entre produtores, artistas e gestores”, destacou.
Do mesmo modo, Monzzaho ressaltaou ainda que os editais de cultura “são uma forma de captar recursos para projetos desse setor. Alguns exigem a aprovação prévia em leis de incentivo fiscal, enquanto outros, não. Para ter sucesso, é fundamental conhecer e seguir as regras de cada um, além de fazer com que o seu projeto se destaque e para isso eventos como esse são muito importantes”.
Rumos Itaú cultural
O Itaú Cultural idealizou em 1997, um dos maiores editais privados de financiamento a projetos culturais do país. Desde então, o programa vem fomentando a produção artística e cultural brasileira.
A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindas de todos os estados do país e do exterior. Destas, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, as quais receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento dos projetos selecionados em diversas áreas de expressão ou pesquisa.
Mais de 7 milhões de pessoas em todo o país viram os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Fonte: Da Redação