Os mais de 4.300 serviços públicos digitais disponíveis no portal Gov.br estão acessíveis também a pessoas com deficiência visual ou dificuldades para digitar. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a nova funcionalidade no dia 3 de dezembro.
Conforme a Pasta, a ferramenta visa ampliar a inclusão digital, possibilitando que pessoas com deficiência acessem o Gov.Br usando celulares ou computadores. Neste primeiro momento, a funcionalidade estará disponível apenas para celulares Android, usados pela maioria dos brasileiros, e em navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta também estará disponível para dispositivos que usam IOS, assim como no navegador Safari.
“Temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar”, garantiu o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Este ano, a Secretaria de Governo Digital, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já tinham feito melhorias na plataforma Vlibras, de forma a permitir que pessoas surdas acessem conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação, o que contribui com a acessibilidade em computadores, dispositivos móveis e páginas Web.
“Entre as inovações, está a adição de mais de 1.680 sinais. Além disso, mais de 90% dos serviços do portal Gov.br já foram tratados no Vlibras”, explicou o MGI.
Fonte: Agência Brasil
Atividades de prevenção serão feitas em todo o país no próximo sábado
Projeto piloto tem início nesta quarta-feira, 11, no Rio de Janeiro
Casas serão construídas conforme cada bioma do país
Informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia
Lixões receberam 35% do total de RSUs gerados no país no ano passado
Mais de 5 mil indígenas foram beneficiados pela reabertura de sete polos base, que totalizam…