Canal por voz no Gov.br facilita acesso a pessoas com deficiência

Ferramenta começou a funcionar no dia 3 de novembro

Canal por voz no Gov.br facilita acesso a pessoas com deficiência
Plataforma do Gov.Br – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os mais de 4.300 serviços públicos digitais disponíveis no portal Gov.br estão acessíveis também a pessoas com deficiência visual ou dificuldades para digitar. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a nova funcionalidade no dia 3 de dezembro.

Conforme a Pasta, a ferramenta visa ampliar a inclusão digital, possibilitando que pessoas com deficiência acessem o Gov.Br usando celulares ou computadores. Neste primeiro momento, a funcionalidade estará disponível apenas para celulares Android, usados pela maioria dos brasileiros, e em navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta também estará disponível para dispositivos que usam IOS, assim como no navegador Safari.

“Temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar”, garantiu o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Este ano, a Secretaria de Governo Digital, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já tinham feito melhorias na plataforma Vlibras, de forma a permitir que pessoas surdas acessem conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação, o que contribui com a acessibilidade em computadores, dispositivos móveis e páginas Web.

“Entre as inovações, está a adição de mais de 1.680 sinais. Além disso, mais de 90% dos serviços do portal Gov.br já foram tratados no Vlibras”, explicou o MGI.

Fonte: Agência Brasil

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