Cidades

Carnaval em Boa Vista movimenta setor do empreendedorismo

Faltam dois dias para o início do Carnaval de Boa Vista 2025. E enquanto os foliões se preparam para a diversão, muitos trabalhadores veem o período como oportunidade. Da gastronomia ao artesanato, o aumento da demanda durante esse período aquece o comércio, impulsiona pequenos negócios e movimenta a economia criativa.

No ateliê de Joana Pimentel, as vendas no carnaval representam cerca de 90% das demandas do ano inteiro. Entre plumas, lantejoulas, paetês e muitas cores, a artesã trabalha para atender os últimos pedidos de artefatos e fantasias.

Ao lado da filha, Renata Pimentel, ela produz tiaras carnavalescas, máscaras, saias e croppeds, além da personalização de abadás.

“As vendas aumentam de forma exponencial durante o carnaval. Tanto que sempre iniciamos as produções no final do ano anterior, logo após o Natal, depois de debater as possíveis tendências e pesquisar o que os clientes vão querer”, explica Renata.

Dona Joana vem de uma família artesã paraense. Irmã de dois artistas plásticos, ela aprendeu o que sabe com a mãe. E desde que chegou a Boa Vista, na década de 90, é o trabalho como empreendedora e artesã que sustenta a casa. Hoje em dia, Joana é reconhecida como mestra artesã pelo Ministério da Cultura.

“Eu comecei a aprender aos 8 anos e hoje, aos 69, tenho o prazer de trabalhar ao lado de duas filhas minhas. Foi com muito orgulho e dedicação que criei e eduquei meus filhos com o dinheiro do meu trabalho. Sempre pedi que estudassem e hoje todos estão formados”, disse Joana.

Gastronomia na avenida

Entre um bloco e outro, os foliões aproveitam para repor as energias na praça de alimentação e nas barracas distribuídas na avenida. E tem comida para todos os gostos: de churrasquinho, milho-cozido, pipoca, carne de sol, galinha caipira e cachorro-quente a doces e bebidas em geral. É só escolher e se deliciar!

Também neste ano, o Carnaval de Boa Vista vai contar com 180 ambulantes, além de 10 empreendedores beneficiários da AME BV do setor alimentício. Um deles é Danilo Soares, que já trabalha nos carnavais da prefeitura há 5 anos vendendo espetinho e bebidas.

“É uma época que a gente consegue vender bastante. Então, a gente se prepara mesmo para conseguir atender todos os clientes e garantir uma boa experiência com nosso serviço. As expectativas são as melhores e a gente espera que os foliões fiquem satisfeitos”, falou Danilo.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

6 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

9 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

10 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

10 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

11 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

12 horas ago