A Prefeitura intensifica durante Outubro Rosa as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a população também contará com as duas carretas – Unidades Móveis de Saúde da Mulher para consultas e preventivos. O agendamento, no entanto, deve nas UBSs.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Entre os atendimentos disponibilizados estão:
- Consultas ginecológicas
- Exames de ultrassonografia e mamografia
- Laudos de mamografia
- Triagem e acompanhamento de enfermagem
Assim, as equipes envolvidas são formadas por médicos especialistas, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos, visando garantir atendimento qualificado e humanizado às mulheres, conforme pontuou a superintendente de Atenção Especializada do município, Francinete Rodrigues.
“O intuito é estimular o autocuidado e o acesso aos exames preventivos, como a mamografia e o exame clínico das mamas. Também temos o objetivo de divulgar informações confiáveis sobre prevenção, fatores de risco e sinais de alerta. Além, claro de apoiar as mulheres que estão em tratamento, combatendo o estigma e fortalecendo a rede de apoio”, disse.
Funcionamento das Carretas da Mulher
A primeira carreta estará no Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama “Silvana Helena Souza Gomes” (CPCOM), localizado na avenida Olímpica, bairro Jardim Tropical, durante os dias 06, 07, 10, 13, 14, 17, 20, 21, 24 e 31 de outubro.
Além disso, na a segunda carreta vai percorrer diversos bairros da cidade, ampliando dessa forma, o acesso da população aos serviços ofertados pela prefeitura. Confira os locais:
- 8 e 09/10 – UBS Jan Roman Wilt (Pérola)
- 15 e 16/10 – UBS Sayonara Maria Dantas (Senador Hélio Campos)
- 22 e 23/10 – UBS Vila Jardim
- 29 e 30/10 – UBS Silvio Botelho (Bairro dos Estados)
Servidoras de valor
Por fim, a programação também foi pensada para as servidoras municipais, que muitas vezes enfrentam jornadas duplas de trabalho e não têm oportunidade de se cuidar integralmente. Para elas, o atendimento será então ofertado na unidade CPCOM, nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro.
Fonte: Da Redação

