Cidades

Casamento coletivo: mais de 195 casais oficializam união em cerimônia realizada em Boa Vista pela DPE-RR

O casamento coletivo promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e seus parceiros oficializou a união de 198 casais na última quinta-feira (7). A cerimônia ocorreu no ginásio Senador Hélio Campos, no bairro Canarinho, em Boa Vista.

Esta já é a 4ª edição do casamento coletivo “Enfim, Casados! Edição Sem Fronteiras”. A iniciativa, então consagra o amor e promove cidadania para estrangeiros.

O casamento coletivo não se restringiu ao ato formal, mas incluiu todos os elementos de uma cerimônia tradicional, desde a decoração, bolo, bem como a marcha nupcial, sem custos para os noivos.

Além disso, a defensora pública titular da Câmara de Conciliação da DPE-RR e organizadora do casamento, Elceni Diogo, destacou que este é o maior casamento de migrantes já realizado no Brasil. Ela explicou que esta formalidade tem seu valor afetivo, mas também por motivos legais. “Isso é importante tanto para entrada no abrigo, quanto para o processo de interiorização, pois o casamento garante a formalização do núcleo familiar”, esclareceu.

A juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor pontuou que o “Enfim, Casados!” é uma das parcerias mais especiais  e um dos projetos mais bonitos com a Defensoria Pública. “A grande maioria já vive maritalmente e busca a justiça, busca a Defensoria, para fazer uma grande declaração de amor. Então, essa parceria vale muito a pena. Todos os processos passam pela Justiça itinerante e a gente tem um cuidado todo especial, porque a gente está trabalhando com os sonhos, os sonhos dos casais”, comemorou.

Histórias de amor

 O momento reuniu várias histórias emocionantes, como a de Elisângela Ribeiro Vasconcelos, uma amazonense de 31 anos, profissional de Recursos Humanos, e Geobert Neomar Ontiberos, um venezuelano de 35 anos, autônomo. O destino os uniu em Santa Elena, na Venezuela, fronteira com Pacaraima, município brasileiro onde Elisângela trabalhava na loja da mãe.

Juntos há oito anos, o casal construiu uma família, com uma filha de seis anos. O sonho de formalizar essa união sempre fez parte dos planos do casal. “Os documentos não estavam dando certo. Aí, ele foi dois dias lá [na Defensoria] e deu certo. Estamos aqui hoje, muito felizes, realizando um sonho”, disse Elisângela.

Ambos venezuelanos, a história do casal Manuel Moreno, mestre de obras, de 44 anos, e Rosimar Rodrigues, dona de casa, de 38 anos, é guiada pelos valores cristãos. Eles têm oito filhos juntos.

“Como somos cristãos, a gente tem que estar casado, tudo certo, sabe? A gente estava procurando um casamento para a gente. Então, nós fomos atrás, investigando, correu a voz de que aqui eles estavam fazendo essa inscrição para fazer um casamento. Aí a gente procurou e estamos assim agora”, disse ele, em português, na companhia dos filhos.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Instituições de defesa à criança em Roraima repudiam soltura de ex-procurador condenado por pedofilia

Luciano Queiroz foi liberado da prisão no dia 18 de novembro e agora cumpre pena…

27 minutos ago

Mega-Sena acumula e sorteia prêmio de R$ 60 milhões nesta quinta-feira, 28

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de amanhã

38 minutos ago

Sine oferta 65 vagas para Roraima nesta quarta-feira, 27

Vagas são para pessoas com ou sem experiência

2 horas ago

Jovens que cumprem medidas socioeducativas em RR confeccionam pinheiros de Natal com materiais reciclados em oficinas

Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano

15 horas ago

‘Não há desabastecimento de vacinas no Brasil’, reforça ministra da Saúde

Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…

16 horas ago

Roraimense alcança 1º lugar na categoria infantil do Miss Brasil Beleza Brasileira 2024

Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…

17 horas ago