Cidades

Castra Móvel já atendeu mais de 800 cães e gatos em Boa Vista

A Prefeitura Municipal de Boa Vista inaugurou o Castra Móvel em janeiro de 2024. Neste um ano de funcionamento a unidade já atendeu 885 animais entre cães e gatos. O “Castra” iniciou um novo formato de atendimento itinerante no final do ano passado e, desde o início do mês de janeiro, está localizado na Praça Edécio Marques de Souza, no Cidade Satélite.

Ana Cláudia Branco é uma “gateira” convicta. Sua paixão por felinos começou há dez anos, quando resgatou e adotou a Princesa. Hoje, a professora tem 26 gatos em casa, sendo Julião Petroco o mais recente membro da família. Ela não pensou duas vezes e, por isso, chegou cedo no “Castra” para garantir uma das 12 vagas diárias. Com isso, no mesmo dia, Julião passou pela cirurgia e logo foi para casa.

“É um ato que traz qualidade de vida, mais saúde e ainda evita a superpopulação desses animais na cidade. As pessoas precisam ter mais consciência. O animal não é um objeto, é uma responsabilidade para a vida e o Castra Móvel veio possibilitar que as pessoas também tenham essa visão”, comentou a tutora.

Conforme a diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Maria Fernanda Martins, além de reduzir comportamentos agressivos e diminuir o risco de doenças para os pets, o procedimento também traz benefícios para a saúde pública. “A castração também evita as fugas indesejáveis desses animais, que acabam muitas vezes se reproduzindo com os animais de rua, podendo trazer doenças e outros tipos de zoonoses que podem atingir a população”, explicou.

Mais do que um ato de amor

A autônoma Juliana Rangel é apaixonada por cachorros desde criança. Esse mês, ela levou o John, de 2 anos, para realizar a castração. Ela contou que após o bicho ter virado pai, não conseguiu adotar os filhotes e optou por criá-los em casa mesmo. Hoje, Juliana tem sete cachorros em casa.

“Como cidadã, eu achei o Castra Móvel um projeto maravilhoso. Já recomendei para as minhas amigas e família, porque nem todo mundo tem a oportunidade de ter dinheiro hoje em dia para castrar animal. Só tenho que agradecer à prefeitura por esse projeto na nossa cidade, porque realmente é muito bom”, comentou.

Para a cuidadora de idosos Fábia Daniele, a castração é também uma forma de aproveitar mais tempo com os animais, pois tendo em visto os benefícios que o procedimento traz ao animal. Fábia se despediu do seu companheiro canino de 5 anos há cerca de seis meses e contou que sentiu a perda de forma significativa. Quando soube que o Castra Móvel estava no bairro, não perdeu tempo e levou Grogrogro, o gatinho de 3 anos.

“Se cada um dos tutores olhasse com mais cuidado para os seus animais, tenho certeza que não teria tanto animal de rua, sofrendo. A castração é importante para a saúde de todos, além dos animais poderem viver mais tempo com a gente, recebendo todo o cuidado e atenção. É um projeto maravilhoso mesmo”, falou a cuidadora.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Polícia encontra canoa furtada em Alto Alegre no município de Amajari

Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil

2 horas ago

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

5 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

6 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

6 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

7 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

7 horas ago