Cidades

Chegam a Roraima 16 blindados do Exército Brasileiro para reforçar segurança na fronteira com a Venezuela

Chegaram a Roraima 16 blindados do Exército Brasileiro para reforçar a segurança na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Os veículos vieram da cidade de Cascavel no Paraná.

O envio ocorre em meio a disputa entre a Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. Em Dezembro o Ministro da Defesa, José Mucio, afirmou que os tanques já tinham previsão para envio ao estado, para operações de combate ao garimpo.

Sobre os blindados

Os blindados percorreram 6 mil quilômetros de forma terrestre e fluvial até chegar a Boa Vista na última terça-feira (2). De acordo com o Exército, os blindados são o modelo Guaicuru, ou viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas.

O nome é em homenagem a indígenas guerreiros que habitavam a região Centro-Oeste. Além disso, o Guaicuru é um veículo blindado de alta mobilidade. Ele foi projetado para oferecer uma ampla variedade de aplicações, incluindo o emprego em operações de reconhecimento e missões de segurança.

Disputa por por Essequibo

A tensão entre a Guiana e a Venezuela acontece depois de a região descobrir recentemente reservas de petróleo equivalentes a 10 bilhões de barris, maiores que as do Kuwait. Em agosto de 2023, a Guiana abriu um leilão de poços de petróleo naquela área. Assim, a participação do gigante petrolífero americano ExxonMobil gerou respostas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Dessa forma, a Guiana defende uma fronteira definida em 1899 por um tribunal de arbitragem e agora recorre à Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão judicial máximo das Nações Unidas para validá-la. A Venezuela argumenta que o rio é a fronteira natural, como foi em 1777, quando era capitania-geral do império espanhol, e apela ao Acordo de Genebra.

Um acordo assinado em 1966 (antes da independência da Guiana do Reino Unido) anula a decisão anterior e estabelece as bases para uma solução negociada, mas nunca houve um consenso sobre a fronteira.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

View Comments

  • Depois de 2 meses o Exército Brasileiro chega. Kkkkkkkkk.. estavam onde? Pintando meio fio ou prendendo velinhas com bíblias nas mãos ?

    • Nem precisa de mandar ND pelo lenga lenga vai acontecer ND se fosse ter a tal guerra já tavam se matando , isso é só politicagem dos três países msm

    • Exército Brasileiro uma instituição mais inoperante que o anjo da guarda da familia Kennedy. Prender velhinhos e pintar meio fio,da medalhas e promoção a Generais Melancias.

    • Imagina q tivesse uma guerra e os brasileiros dependendo de esses tanques chegaram 2 mês depois 🤣🤣🤣🤣

  • Nosso exército é especialista em rodar, desfilar, fazer manobras e só. Melancia é assim mesmo, se empurrar só rola e enrola.

  • Exército brasileiro kkkk fiquei 6 anos perdidos na minha vida fazendo faxina, pintando meio fio, capinando, limpando banheiro...se o Brasil entrar em uma guerra estamos fritos... kkkkkk

  • Então... 16 blindados leves para patrulhar 790 km de fronteiras na floresta???? Brincadeira não é??!!! Estão brincando de war game.....kkkkkk...o Brasil já devia ter ter na Amazônia a maior e mais equipada base militar da América Latina.... Com base aérea para os Grifens, lançadores de Mísseis, dezenas de helicópteros e centenas de veículos.... Pelo menos 2 mil soldados experts em guerra na selva....mas quem liga isso.... Chamem os veteranos pracinhas que serviram na "Senta Pua". Eles irão dar uma aula.....

    • A região de patrulha na região é majoritariamente tipo "savana", floresta é impenetrável com veículos. Ninguém conhece melhor as características e necessidades de defesa na nossa região que os nossos comandos militares. Eles sabem muito bem o que realmente precisamos ou não.

    • O dinheiro gasto com mordomias e outras despesas afins, daria para atender a esta demanda e outras da força.

  • A Venezuela deve estar fazendo piadas com essa ofensiva brasileira. Seus Migs destruiriam essa "forcinha" num piscar de olhos.

  • O acordo de Genebra não anulou a decisão de 1899, nele o Reino Unido apenas reconheceu que a Venezuela tinha uma reclamação e que o problema precisava ser resolvido definitivamente. Quanto aos blindados são um tipo novo no exército, uma tendência mundial de veículos leves multipropósito, pensados para agilidade, patrulhamento off-road e escaramuça (combate inesperado ou anti-insugente). Para o tipo de terreno da fronteira e missão são adequados. A nova unidade deve também receber alguns de tipos mais pesados como cascavel, urutu ou guarani.

  • Exército de generais 🍉 e coronéis 🍌 q só conseguem pintar meio fio e limpar latrinas e de vez em quando são especialistas em prender velhinhos o povo brasileiro estarão em mal lençóis se depender desses covardes lustra-botas de bandidos

  • Blindados? Isso é uma SUV,com blindagem leve, e uma metralhadora, que para operar o infeliz tem que colocar a cabeça as vistas, Deus nos proteja de uma guerra, isso é piada ?

  • Infelizmente, investimentos nessa área são zero. Se nem em educação e saúde ocorrem a preocupação, dirá em equipamentos modernos com alto teor tecnológico para fazer frente às ideias maliciosas que por sinal, possam surgir. Como já surgiram. Apoio o sugerido pelo Edu. Um quantitativo desse já seria uma resposta aos mal intencionados. Aliás, um aparato bélico em todos os estados não seria uma má idéia. A resposta deveria ser rápida. Aqui, a passos de cágado caminhamos. É uma triste realidade.

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

2 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

3 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

4 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

18 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

22 horas ago