Venezuela e Guiana concordam em continuar diálogo sobre disputa por Essequibo

Acordo foi selado durante reunião desta nesta quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas

Venezuela e Guiana concordam em continuar diálogo sobre disputa por Essequibo
Foto: Reprodução CNN

A Venezuela e Guiana concordaram em continuar o diálogo sobre a disputa pelo território de Essequibo. O acordo ocorreu após reunião desta quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas.

“A Venezuela e a Guiana manifestam a sua vontade de continuar o diálogo, para resolver a controvérsia em relação ao território de Essequibo”, informou a conta no X da Imprensa Presidencial Venezuelana.

Logo, o acordo selou com um aperto de mão entre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente da Guiana, Irfaan Ali.

Entenda a disputa

Assim, a Maduro voltou a reivindicar o território de Essequibo, na fronteira entre os dois países, nos últimos anos após a descoberta de uma reserva com potencial para então produção de cerca de 11 bilhões de barris de petróleo e gás offshore.

A questão remonta uma disputa do século XIX. Em 1899, uma sentença arbitral de Paris concedeu ao Reino Unido a soberania sobre toda a área em disputa e deixou à Venezuela parte da terra próximo ao rio Orinoco, no sul. Na época, Guiana era uma colônia britânica.

Por fim, quase um século depois, em 1962, a Venezuela denunciou a sentença perante a ONU. E então deixou claro que considerava a decisão nula e sem efeito.

Fonte: CNN

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x