Cidades

Chico Rodrigues cancela ida de comissão à Terra Yanomami após negativa do Ministério da Saúde

Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da Comissão Yanomami do Senado, recuou e decidiu cancelar a visita parlamentar à Terra Indígena Yanomami. Isso após tentar e não conseguir reverter o veto do Centro de Operações Estratégicas (COE) do Ministério da Saúde.

A negativa foi nesta terça (11), um dia antes da previsão do início das agendas. O COE avaliou existir risco sanitário ao povo Yanomami por causa da crise de malária. Desse modo, afirmou que, no momento, apenas profissionais de saúde devem poder entrar na área. A Funai (Fundação
Nacional dos Povos Indígenas) reiterou a posição.

Ofício obtido pela Folha de São Paulo mostra que Chico Rodrigues, defensor do garimpo e apoiador de Jair Bolsonaro (PL), ainda pressionou e pediu a revisão do entendimento dos órgãos, “tendo em vista que houve um mal entendimento”.

Conforme o senador, a negativa teria acontecido apenas porque o órgão sanitário entendeu que a visita duraria dois dias e não duas horas. O documento, no entanto, em nenhum momento cita a questão da malária, justificativa dada pelo COE para o veto.

Ainda nesta quarta ele ligou para a presidente da Funai, Joenia Wapichana, reiterando o desejo de entrar no território, mas não teve efeito.

Questionado pela Folha durante a tarde, por meio de sua assessoria, Rodrigues afirmou que manteria a visita à base militar de Surucucu (que fica dentro do território) e que tentava dar um jeito de conseguir a autorização.

Visita cancelada

No início da noite, no entanto, a reportagem foi comunicada que a visita havia sido cancelada e que apenas agendas fora do território seriam realizadas.

Antes, senadores da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Humberto Costa (PT-PE) e Zenaide Maia (PSD-RN), já haviam desistido da viagem.

“Cancelei minha ida pela orientação do COE e da Funai”, disse ela, citando que as restrições sanitárias devem prevalecer.

Por outro lado, nomes bolsonaristas e pró-garimpo mantiveram a agenda, fora da TI Yanomami. Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o astronauta Marcos Pontes (PL-SP) embarcaram no fim da tarde desta quarta para Roraima, em voo da FAB (Forca Aérea Brasileira).

Fonte: Folha de São Paulo

Rosi Martins

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

2 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

12 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

13 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago