Cidades

Chico Rodrigues cancela ida de comissão à Terra Yanomami após negativa do Ministério da Saúde

Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da Comissão Yanomami do Senado, recuou e decidiu cancelar a visita parlamentar à Terra Indígena Yanomami. Isso após tentar e não conseguir reverter o veto do Centro de Operações Estratégicas (COE) do Ministério da Saúde.

A negativa foi nesta terça (11), um dia antes da previsão do início das agendas. O COE avaliou existir risco sanitário ao povo Yanomami por causa da crise de malária. Desse modo, afirmou que, no momento, apenas profissionais de saúde devem poder entrar na área. A Funai (Fundação
Nacional dos Povos Indígenas) reiterou a posição.

Ofício obtido pela Folha de São Paulo mostra que Chico Rodrigues, defensor do garimpo e apoiador de Jair Bolsonaro (PL), ainda pressionou e pediu a revisão do entendimento dos órgãos, “tendo em vista que houve um mal entendimento”.

Conforme o senador, a negativa teria acontecido apenas porque o órgão sanitário entendeu que a visita duraria dois dias e não duas horas. O documento, no entanto, em nenhum momento cita a questão da malária, justificativa dada pelo COE para o veto.

Ainda nesta quarta ele ligou para a presidente da Funai, Joenia Wapichana, reiterando o desejo de entrar no território, mas não teve efeito.

Questionado pela Folha durante a tarde, por meio de sua assessoria, Rodrigues afirmou que manteria a visita à base militar de Surucucu (que fica dentro do território) e que tentava dar um jeito de conseguir a autorização.

Visita cancelada

No início da noite, no entanto, a reportagem foi comunicada que a visita havia sido cancelada e que apenas agendas fora do território seriam realizadas.

Antes, senadores da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Humberto Costa (PT-PE) e Zenaide Maia (PSD-RN), já haviam desistido da viagem.

“Cancelei minha ida pela orientação do COE e da Funai”, disse ela, citando que as restrições sanitárias devem prevalecer.

Por outro lado, nomes bolsonaristas e pró-garimpo mantiveram a agenda, fora da TI Yanomami. Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o astronauta Marcos Pontes (PL-SP) embarcaram no fim da tarde desta quarta para Roraima, em voo da FAB (Forca Aérea Brasileira).

Fonte: Folha de São Paulo

Rosi Martins

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

46 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

1 hora ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

4 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago