Cidades

Cineclube exibe filmes roraimenses dirigidos por mulheres gratuitamente em Boa Vista

Em comemoração ao 8 de março, a Mostra Bem-Te-Vi de Cinema abre 2025 com filmes roraimenses dirigidos por mulheres. A primeira sessão será pelo Cineclube Harmonia e Ritmo no sábado, dia 15 de março, no Espaço Cultural Harmonia e Ritmo. Após a exibição, acontece ainda, bate-papo entre o público e as diretoras das produções. A entrada é gratuita.

Sendo assim, a programação está prevista para começar às 17h30. O espaço cultural fica na Rua Carmelo, 2044, no bairro Nova Canaã, em Boa Vista.

O projeto

O Cineclube Harmonia e Ritmo é um projeto da Associação Cultural Harmonia e Ritmo, realizado desde 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, após aprovação em edital da Secretaria da Cultura de Roraima (Secult-RR). Pelo projeto, está prevista a exibição até 2026 de mais de dez filmes roraimenses.

Nesta sessão, serão exibidos os filmes de curta-metragem “Valeu, Boa Vista”, realizado pela produtora Biosphere Records Audiovisual e dirigido por Adriana Duarte Bencomo, “Vassôra”, curta independente de Elisa Coimbra, e “Esqueça toda a matemática aprendida”, realizado pelo Marupiara Cultural, em coprodução com as produtoras Biosphere Records e Platô Filmes, e dirigido por Elisa Coimbra.

Sobre os filmes

Valeu, Boa Vista” é um documentário de 21 minutos, realizado pela produtora Biosphere Records e dirigido por Adriana Duarte Bencomo.

A produção é um registro imagético intimista de pessoas de quatro localidades diferentes – Venezuela, Benin/África Ocidental, Warao/Delta do Orinoco, Tuyuka/Amazonas – que residem em Boa Vista, e que no seu dia a dia preservam suas raízes ancestrais, ao mesmo tempo que incorporam elementos da cultura roraimense.

Vassôra” é um filme experimental de 10 minutos, realizado de forma independente pela diretora Elisa Coimbra. O curta aborda então, o intricado relacionamento entre bruxas, a objetificação de mulheres e o consumo de carne na sociedade pós-moderna. As filmagens aconteceram na pandemia.

Esqueça toda a matemática aprendida” é um filme de ficção de 20 minutos, realizado pelo Marupiara Cultural, em coprodução as produtoras Biosphere Records e Platô Filmes, e dirigido por Elisa Coimbra. No enredo, Mena vive os altos e baixos de ser uma pessoa poliafetiva.

Assim, ao se apaixonar por Lira, uma mulher monogâmica, ela se confrontará com as complexidades das relações amorosas pós-modernas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

56 minutos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

2 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

4 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

5 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

6 horas ago