Economia

TCU aprova plano de auditoria sobre emendas Pix de 2020 a 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um plano especial de auditoria para fiscalizar a aplicação das emendas parlamentares conhecidas como “emendas Pix”, executadas entre 2020 e 2024. A iniciativa atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Criadas em 2020, as emendas Pix permitem a transferência direta de recursos federais para estados e municípios. Portanto, sem a vinculação prévia a um objeto específico no momento da indicação parlamentar.

Para o STF, embora os recursos passem a integrar o orçamento do ente federativo beneficiado. Assim, aplicação dos valores deve observar padrões mínimos de transparência, controle e prestação de contas, compatíveis com os adotados nas transferências voluntárias tradicionais.

Dados do Portal da Transparência indicam que as transferências especiais movimentaram mais de R$ 22 bilhões entre 2020 e 2025, em mais de 4.300 repasses realizados a estados e municípios.

Fonte: Portal R7

Tiago Côrtes

Recent Posts

Motorista invade preferencial, colide com ônibus e destrói muro de casa

Batida aconteceu no cruzamento das ruas Nivaldo Gutierrez e Carmelo, no bairro Pintolândia

2 horas ago

Prefeitura mantém trabalho estratégico com operação noturna e já recuperou mais de 300 vias em Boa Vista

As equipes estão em diversas regiões da capital com serviços, dia e noite

3 horas ago

Homem acusado de roubar fios elétricos é preso em Iracema

Com apenas 21 anos, jovem possui ficha criminal com 15 boletins de ocorrência por envolvimento…

4 horas ago

Prefeitura inicia entrega de 700 toneladas de insumos a agricultores de Boa Vista

Materiais serão utilizados no plantio de mandioca, macaxeira, hortaliças e milho

5 horas ago

TRE-RR confirma eleições suplementares em 21 de junho

Outras datas, como convenções, foram determinados pelo Tribunal Regional

19 horas ago