Cidades

CNJ vai apurar atuação da Justiça Federal em Terra Yanomami

A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai investigar a organização judiciária em Roraima, sobretudo na 4ª Vara Federal. Conforme o CNJ, a decisão foi tomada em razão de problemas detectados na prestação jurisdicional da Seção Judiciária de Justiça Federal em Roraima. O que inclui processos judiciais referentes ao garimpo ilegal e à proteção da TI Yanomami.

“De acordo com a decisão, que instaurou um pedido de providências, há forte atenção nacional e internacional envolvendo os Yanomami. O que reforça a necessidade de enfrentamento da crise sanitária. Abrangendo a população indígena e a repressão ao garimpo ilegal na região.” pontuou o conselho.

A decisão

Assim, na decisão, o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou que a seção recebia um número de processos superior a outras unidades do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). E que a situação já havia sido observada anteriormente por magistrados responsáveis.

“Havia, inclusive, o pedido de lotação um juiz federal substituto. Que contribui com a análise dos processos. Com isso, a elevada demanda ocasionou aumento desproporcional da carga de trabalho de todo o serviço judicial, impactando diretamente na qualidade e na eficiência da prestação jurisdicional”, disse o CNJ.

Com a decisão, a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima terá prazo de 5 dias para informar a atuação, a lotação e o quantitativo de servidores e juízes, além da distribuição de processos dos anos de 2021, 2022 e 2023.

Prestar Informações

Por fim, a presidência do TRF1 também vai prestar informações, no prazo de 48 horas, sobre pedidos de providências e processos administrativos envolvendo a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima. Bem como indicar o plano de ação; a abertura de edital; com indicação de quantitativo de juízes interessados para preenchimento do cargo de juiz federal substituto.

Fonte: Agência Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Polícia Federal prende vereador Sandro Baré com R$ 50 mil em espécie e arma de fogo

Ele foi detido na manhã deste domingo, 6, após uma denúncia anônima

36 minutos ago

Locais de votação em Boa Vista têm registros de derrame de santinhos neste domingo

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a pessoa que for pega derramando material de…

41 minutos ago

Mauro Nakashima vota na Escola Municipal Centenário: ‘estou feliz com o trabalho que fizemos’

Arquiteto chegou ao local por volta das 9h10 e estava acompanhado da esposa e filho

55 minutos ago

Lincoln Freire vota na Faculdade Cathedral: ‘estamos confiantes’

Político chegou ao local por volta das 8h40 acompanhado da equipe de assessores

1 hora ago

Ambulantes garantem renda extra nos locais de votação em Roraima

Vendedores disponibilizam diversos itens que vão desde o café da manhã até o lanche da…

2 horas ago

Arthur Henrique vota na Universidade Estadual: ‘expectativa positiva’

Prefeito da capital e candidato à reeleição chegou ao local de votação por volta das…

2 horas ago