Com cores vibrantes, ipês transformam Boa Vista em um espetáculo natural

Horto Municipal produz duas espécies da planta

Com cores vibrantes, ipês transformam Boa Vista em um espetáculo natural
Florecimento dos Ipês em Boa Vista – Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

Chegou o momento em que Boa Vista se enche ainda mais de vida e cor, encantando a população: o florescimento dos ipês. As árvores são encontradas pelas ruas, avenidas e praças da cidade, embelezando e proporcionando melhor qualidade de vida para todos.

Ao percorrer a cidade, é possível apreciar a beleza de diversos tipos de ipês, sendo as mais numerosas as espécies rosa e amarela. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Barbot, levando em consideração o clima da capital, o investimento em arborização é essencial.

“Boa Vista está localizada em uma região de clima quente e seco, com altas temperaturas e baixa umidade. Portanto, arborização é fundamental para amenizar o calor urbano, economizar energia, combater as ‘ilhas de calor’, controlar a umidade, oferecer ambientes mais agradáveis e sustentáveis”, disse. 

Curiosidades

Os ipês que encantam e garantem um belo click para as redes sociais, são naturais da flora brasileira. Além da beleza de “tirar o fôlego”, as árvores se tornam refúgio do calor e contribuem para o equilíbrio ecológico ao atrair animais polinizadores, como abelhas e beija-flores.

A arborização de Boa Vista conta com muitas árvores, como munguba, sibipiruna e jacarandá, criando, assim, espaços acolhedores e preservados. Contudo, como indica a engenheira agrônoma e gerente do Horto Municipal, Daynara Araújo, os ipês se destacam entre outras espécies.

“Por ser uma espécie nativa brasileira, o ipê é resistente e de alta adaptabilidade, com crescimento moderado e excelente tolerância ao calor e às variações de chuva e seca. Se tornou ideal para o plantio urbano no município. Isso faz com que se mantenha saudável e com floração intensa ao longo do ano”, disse.

Essa espécie de planta costuma desabrochar entre 3 e 5 anos após o plantio, diante das condições do solo, de irrigação e exposição solar. Na capital, elas podem florir duas ou até três vezes ao ano, deixando Boa Vista cheia de vida e beleza.

Amado pela população

Quem percebe a melhora nos benefícios é a professora Cristiane Freire, de 44 anos, e sua família. Desde 2014, um ipê-rosa é cultivado na frente da casa dela. Nesses mais de 10 anos de crescimento, a árvore proporciona uma folga do calor e encanta os vizinhos.

“Amamos nosso ipê! Em um lugar quente como nossa cidade, a sombra proporcionada por uma árvore ‘vale ouro’! E aqui não é diferente. Os vizinhos, além de elogiar a beleza, disputam a sombra do lado de fora do muro e a gente aproveita ela do lado de dentro”, disse a professora.

Horto Municipal: um fomentador de vida

Para a população interessada em ter beleza dos ipês em casa, o Horto Municipal oferta a doação de até três mudas por mês para cada família. O local produz e, além disso, disponibiliza duas espécies, o ipê-amarelo e rosa, além de outros tipos de plantas com o objetivo de incentivar o plantio e fortalecer as práticas ambientais do município.

A agrônoma e diretora do Horto, compartilha dicas e cuidados básicos para o crescimento saudável das plantas, que proporciona sombra, beleza e a construção de uma capital mais verde.

“A plantação em locais ensolarados, longe de muros, calçadas e de redes elétricas, uso de adubo e irrigação constante nos primeiros meses garantem um desenvolvimento saudável. Após o enraizamento, o ipê exige pouca manutenção e se adapta com facilidade. Assim, a população garante espaços de sombra e uma floração linda”, disse.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x