A Comunidade Portuguesa em Roraima vai comemorar neste domingo, 2, os 250 anos do Forte São Joaquim com uma solenidade cívico-militar nas ruínas da construção.
O evento, que tem a parceria do Exército Brasileiro, vai contar com a participação dos alunos e professores do Colégio Militar Estadual, assim como do coral do Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio.
O Forte foi a primeira base militar portuguesa construída em 1775 para a ocupação da região, localizada na divisa dos rios Tacutu e Uraricoera, em Bonfim. Ele foi construído em um local estratégico para a defesa da área. Suas ruínas são um marco histórico, reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural brasileiro.
Ainda em comemoração aos 250 anos do Forte São Joaquim, a Comunidade Portuguesa prepara um jantar especial com tradições lusitanas, pelas mãos do Chef Jorge. O encontro vai contar com um cardápio inspirado nas culinárias portuguesas e amazônicas, harmonizado com vinhos portugueses.
Além disso, a noite terá um dueto da violinista luso brasileira Laura Gomes e o pianista Elton de Oliveira, com participação da cantora Leka Denz. O jantar, que é por adesão e com vagas limitadas, vai ser no sábado, 1º, no restaurante Morî Wei. Dessa forma, as pessoas interessadas devem fazer suas reservas no número (95) 99976-2963.
Fonte: Da Redação

