A 4a Conferência Nacional de Cultura que promoveu a terceira etapa municipal em Boa Vista, encerrou nesta sexta-feira, (27) no Teatro Municipal.
Após três dias de evento escolheu delegados com representantes da sociedade civil e do poder público de Roraima. Eles passarão na etapa estadual e após votação, vai acontecer a habilitação para a nacional, que acontecerá em março de 2024, em Brasília.
Para Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo Esporte e Cultura (FETEC) o evento alcança uma diversidade de pessoas, povos, culturas e gêneros artísticos. Do mesmo modo, ele destaca ainda que houve a elaboração de propostas essenciais para o desenvolvimento do setor cultural de Boa Vista.
“Com maturidade e generosidade todos os envolvidos, tanto a sociedade civil quanto o poder público criaram ferramentas e procedimentos concretos. Eles vão repercutir em políticas públicas a médio e longo prazo. A prefeitura tem o compromisso de mudar e fortalecer as políticas públicas a cultura da nossa cidade”, disse.
O evento tem o tema: “Democracia e Direito à Cultura” e para o cantor Gabriel Carreiro, que participou das três edições da conferência municipal, o momento histórico é. Além disso, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa.
“Nós estamos pela primeira vez historicamente mandando uma comitiva composta em sua grande maioria por pessoas de comunidades indígenas. Contudo, também buscando a diversidade. Estamos muito felizes, principalmente pela organização da Fetec e todo o corpo técnico. Essa conferência foi marcante e só temos a agradecer ao prefeito Artur Henrique pelo apoio”, disse o cantor.
Lançamento dos projetos
Durante a conferência, foram lançados importantes projetos para a valorização da cultura de Boa vista como:
Caravana da Cultura: (projeto que promove a difusão cultural em toda a cidade levando arte e cultura para diversas zonas e bairros). Realizando contratação de artistas de todos os segmentos para apresentações e movimentação do mercado da cultural.
Formação em artes cultural: em dezembro a Prefeitura ofertará inscrições gratuitas para oficinas de formação com uma série de artistas e profissionais das artes e cultural. Proporcionando aperfeiçoamento e capacitação para profissionais do setor).
Lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo. Por fim, ao todo serão mais de 280 projetos contemplados com recursos oriundos da Lei. Considerando o setor do audiovisual e todas as outras linguagens artísticas e culturais.
Fonte: Da Redação

