Foto: Reprodução
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) portaria que estabelece feriados nacionais e pontos facultativos de 2026. Dos 10 feriados nacionais, apenas um cai no fim de semana – o da Proclamação da República, em 15 de novembro, um domingo.
As datas, segundo a publicação, devem ser observadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.
A lista inclui dez feriados nacionais e nove pontos facultativos abrangendo datas tradicionais do calendário cívico e religioso brasileiro, além de períodos de organização do funcionamento administrativo, como carnaval e as vésperas de Natal e ano novo.
A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna do estado, fixada em lei estadual, e os dias de início e término do ano do centenário de fundação do município, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.
“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”
Fonte: Agência Brasil
Rádio 93, Portal Roraima em Tempo e TV Imperial relembram as principais notícias que marcaram…
Suspeita usava credenciais adulteradas da OAB e direcionava os atendimentos exclusivamente a líderes de organizações…
De acordo com a Polícia Civil, homem também participou de um roubo a uma residência…
Edital prevê 187 vagas para empreendedores comerciarem seus produtos em três praças e circuitos carnavalescos…
Assembleia Legislativa reforça leis e orienta população para festas de fim de ano mais seguras
Boa Vista foi considerada uma das 10 capitais mais seguras do Brasil de acordo com…