Alunos da Escola Municipal Dalício Farias Filho, no bairro Santa Tereza, participaram nesta sexta-feira (24), de uma ação referente ao projeto “Construindo Caminhos”. A iniciativa tem como principal objetivo assegurar os direitos das crianças e adolescentes, permitindo seu desenvolvimento saudável, sem violência. Estiveram envolvidos nas atividades 210 alunos do 4° e 5° ano, distribuídos em oito turmas.
A ação, também alusiva à Campanha Maio Laranja, contou com a participação de psicólogos e assistentes sociais da SMEC e Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). Além disso, representantes do Tribunal de Justiça (TJ) e de Centros de Referência em Assistência Social (CREAS) estiveram presentes fornecendo orientações por meio de atividades lúdicas variadas, que ocorreram de forma simultânea em sala de aula.
“Foi toda uma semana de atividades, inclusive com peça teatral produzida por nossos servidores. São ações extremamente importantes para protegermos nossas crianças de qualquer tipo de violência. Além disso, é uma forma de fazer com que eles se sintam seguros em compartilhar qualquer tipo de situação nesse sentido”, disse a gestora da unidade, Meriam Borges.
Conforme o assessor técnico do TJRR, Josué Teles, a ideia da ação compartilhada é fortalecer o trabalho de proteção às crianças e adolescentes. “São iniciativas conjuntas para aproximarmos a rede como um todo, permitindo ações mais efetivas, com foco mais amplo ao nível de Estado. Nossa ideia é sensibilizar essas crianças de forma lúdica, contribuindo para que a gente consiga passar a mensagem certa para elas”, explicou.
A aluna Sophia Viana, de 9 anos, estudante do 4° ano, participou de diversas atividades do projeto Construindo Caminhos. Para ela, um momento de diversão, mas também de muito aprendizado. “Gostei muito das brincadeiras e das dicas. Foi uma conversa muito importante para a gente saber que temos que tomar cuidado”, contou.
Durante todo o mês de maio, escolas da Rede Municipal de Ensino têm recebido a ação. A principal ideia é sensibilizar agentes públicos, famílias e crianças sobre a importância de debater e refletir sobre o desenvolvimento de estratégias para acolher de forma preventiva e segura nesses espaços escolares.
Fonte: Da Redação
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