Os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renovar, até o dia 31 de dezembro, tanto os contratos simplificados quanto os não simplificados do 1º e 2º semestres de 2021.
O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (5).
De acordo com o MEC, a mudança no prazo garante que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia de Covid-19, por meio da página do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES).
Uma das principais condições para ter o financiamento é renovar os contratos semestralmente, no processo chamado de “aditamento”. Em primeiro lugar, o pedido é feito pelas faculdades.
Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.
O aditamento do Fies pode ser feito de duas formas: simplificado e não simplificado. Nos simplificados, só é preciso validar o estudante no sistema.
Por outro lado, o não simplificado é quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador por exemplo. Dessa forma, o estudante precisa levar a documentação ao banco para finalizar a renovação.
Para mais informações de como é feito o aditamento, basta conferir aqui.
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.
Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…