Cidades

Morador vende propriedade em São Luiz para não perder plantio

São Luiz, situada no Sul de Roraima, tem 8.232 habitantes, a menor população comparada às outras 14 cidades. Na região, a reportagem encontrou o agricultor Derismar Paiva da Silva.

As péssimas condições das vicinais afetaram a vida dele, que teve que vender a propriedade na vicinal 22 e hoje mora em um sítio próximo à BR 210.

Conforme Derismar, no novo local de produção ele colhe banana a cada 30 dias para vender em todo o estado. O produtor explica que a localização ajudou durante o inverno.

“A chuva não atrapalhou a produção. Eu vendo no comércio local e para Manaus. Aqui eu produzo de tudo e vejo portas abrindo. Mas não temos auxílio do governo, orientações, maquinário. Vamos aprendendo como podemos por aqui”, explica.

‘Sem ajuda do governo’

O secretário de Obras de São Luiz, Ari Lunardi, conta que a prefeitura tem realizado manutenção nas mais de 200 pontes e em 320 km de vicinais para auxiliar agricultores como Derismar.

Entretanto, Ari enfatiza que o município não conta com o apoio do Governo do Estado e que os recursos são gerados pelo município.

“Os recursos são da receita do município e vamos nos ‘espremendo’ para poder recuperar as vicinais como essa que dá acesso à vila Serra Dourada. Nós nos empenhamos para manter a equipe na região e estamos dando conta”, afirma.

Para Leonardo Lima, secretário de Agricultura do município, a falta de assistência do governo motivou o município a “mapear” e auxiliar os pequenos produtores da região, principalmente durante o inverno deste ano.

“Houve muita chuva, transbordamento dos rios, quedas de ponte e foi um dos invernos mais rigorosos que tivemos. Tivemos perdas materiais, nas plantações dos produtores. Mas aqui nós buscamos ajudar os produtos para que eles continuem nas propriedades”, finalizou.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que, a manutenção de estradas vicinais e das pontes localizadas nessas vias é responsabilidade das prefeituras. Contudo, tem auxiliado os municípios com a realização do serviço, a fim de garantir a trafegabilidade da população e o escoamento da produção.

Ainda conforme a Pasta, em todas as localidades mencionadas o governo realizará serviços de manutenção de vicinais.

Conforme a Pasta, em São Luiz as fortes chuvas atrasaram os trabalhos na vicinal 22 devido aos trechos trechos alagados.

Por Yara Walker

Rosi Martins

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

6 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

9 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

11 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

13 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

14 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

14 horas ago