Morador vende propriedade em São Luiz para não perder plantio

As péssimas condições das estradas foram o “gatilho” para Derismar ir embora

Morador vende propriedade em São Luiz para não perder plantio
Derismar Paiva – Foto: Yara Walker/Roraima em Tempo

São Luiz, situada no Sul de Roraima, tem 8.232 habitantes, a menor população comparada às outras 14 cidades. Na região, a reportagem encontrou o agricultor Derismar Paiva da Silva.

As péssimas condições das vicinais afetaram a vida dele, que teve que vender a propriedade na vicinal 22 e hoje mora em um sítio próximo à BR 210.

Conforme Derismar, no novo local de produção ele colhe banana a cada 30 dias para vender em todo o estado. O produtor explica que a localização ajudou durante o inverno.

“A chuva não atrapalhou a produção. Eu vendo no comércio local e para Manaus. Aqui eu produzo de tudo e vejo portas abrindo. Mas não temos auxílio do governo, orientações, maquinário. Vamos aprendendo como podemos por aqui”, explica.

‘Sem ajuda do governo’

O secretário de Obras de São Luiz, Ari Lunardi, conta que a prefeitura tem realizado manutenção nas mais de 200 pontes e em 320 km de vicinais para auxiliar agricultores como Derismar.

Entretanto, Ari enfatiza que o município não conta com o apoio do Governo do Estado e que os recursos são gerados pelo município.

“Os recursos são da receita do município e vamos nos ‘espremendo’ para poder recuperar as vicinais como essa que dá acesso à vila Serra Dourada. Nós nos empenhamos para manter a equipe na região e estamos dando conta”, afirma.

Para Leonardo Lima, secretário de Agricultura do município, a falta de assistência do governo motivou o município a “mapear” e auxiliar os pequenos produtores da região, principalmente durante o inverno deste ano.

“Houve muita chuva, transbordamento dos rios, quedas de ponte e foi um dos invernos mais rigorosos que tivemos. Tivemos perdas materiais, nas plantações dos produtores. Mas aqui nós buscamos ajudar os produtos para que eles continuem nas propriedades”, finalizou.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que, a manutenção de estradas vicinais e das pontes localizadas nessas vias é responsabilidade das prefeituras. Contudo, tem auxiliado os municípios com a realização do serviço, a fim de garantir a trafegabilidade da população e o escoamento da produção.

Ainda conforme a Pasta, em todas as localidades mencionadas o governo realizará serviços de manutenção de vicinais.

Conforme a Pasta, em São Luiz as fortes chuvas atrasaram os trabalhos na vicinal 22 devido aos trechos trechos alagados.

Por Yara Walker

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x