Para reforçar o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Boa Vista doou uma plantadeira de arrasto com 7 linhas à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco) nessa segunda-feira, 26, na sede da organização social, durante o evento comemorativo pelos seus 20 anos.
A doação do equipamento integra as ações de reinvestimento do Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). O prefeito Arthur Henrique ressaltou que a plantadeira vai contribuir para otimizar o plantio, aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais no campo, garantindo mais eficiência e sustentabilidade às atividades agrícolas.
“A entrega dessa plantadeira para a cooperativa vai somar ainda mais com o trabalho que vem sendo realizado. Ela já está pronta para os agricultores levarem ao campo. São R$ 77 milhões investidos na agricultura do município”, disse.
De acordo com a prefeitura os agricultores poderá usar o equipamento no plantio de soja, feijão, milho, entre outras culturas, ampliando a capacidade produtiva e fortalecendo a mecanização agrícola da cooperativa. Para Sérgio Fernandes, presidente da Coopercinco, a plantadeira permite que as janelas de plantio, que dura em média 20 dias, seja aproveitada de forma completa.
“Atualmente, enfrentamos uma dificuldade significativa no momento do plantio. A chegada desta máquina é extremamente oportuna para a cooperativa. Observamos um crescente interesse dos cooperados na tecnificação das atividades e essa aquisição contribuirá positivamente para todo o processo de produção”, disse.
No ano passado, a prefeitura entregou um drone agrícola para a Coopercinco, atendendo a proposta de reinvestimento da organização. Para que a ferramenta seja usada da melhor forma, cooperados passaram por uma capacitação técnica de operação do equipamento com segurança e eficiência.
Fonte: Da Redação


