Foto: Divulgação
Durante a Cúpula do Clima (COP30), realizada em Belém, líderes de todo o mundo iniciaram as discussões ainda antes da abertura oficial do evento. Ao longo de dois dias de encontros com presidentes, vices, ministros e representantes de organizações internacionais, as nações participantes firmaram quatro acordos e declarações: a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, o Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis, a Coalizão de Mercados de Carbono e a Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental.
Entre todos os documentos, o destaque ficou para a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, aprovada por 43 países e pela União Europeia.
Do mesmo modo, o texto reconhece que as mudanças climáticas atingem o planeta inteiro. Contudo, afetam de forma muito mais severa as populações vulneráveis. Especialmente aquelas com sistemas de proteção social frágeis e expostas à pobreza, à fome e à alta vulnerabilidade climática.
Já a Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental reforça a conexão entre igualdade racial, clima e meio ambiente. Isso no debate internacional sobre políticas ambientais e climáticas. O documento conta com o apoio inicial de países da América Latina, África, Ásia e Oceania. E permanecerá aberto durante a COP30 para adesão de outras nações interessadas, por exemplo.
Fonte: Agência Brasil
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos