A 1ª Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha, que aconteceu na tarde deste domingo (20), contou com três mil pessoas em Boa Vista. Vestidos nas cores lilás e branco, para simbolizar a Campanha Agosto Lilás, os participantes se uniram pelo fim da violência contra a mulher.
A corrida teve duas largadas: a de 5 km e a caminhada de 2 km. Conforme a inspetora da Guarda Civil Municipal, Cristiane de Paiva, integrante da Patrulha Maria da Penha, a corrida de rua foi uma boa forma de divulgar a campanha.
“A corrida foi um sucesso. Percebemos que homens, mulheres e crianças abraçaram a causa do combate à violência doméstica. Esse era o nosso objetivo e alcançamos”, destacou.
Do mesmo modo, a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, destacou a relevância do movimento por meio da Lei Maria da Penha, que completou 17 anos este mês.
“Tivemos a presença das servidoras, de homens e mulheres da comunidade e das representantes do Tribunal de Justiça conosco. A violência doméstica se combate em conjunto. Nós queremos encorajar as vítimas a denunciarem e mostrar que elas não estão sozinhas nesse ato pela paz”, disse.
De acordo com a servidora pública Vanária Vargas, que correu os 5 km, a premiação dessa vez foi diferente. “Nesse ato simbólico, medalha e troféu não definiram quem ganhou ou perdeu e, sim, a coragem de se posicionar contra a violência que as mulheres sofrem diariamente”, declarou.
VEM AÍ: 2ª edição da corrida em 2024
O prefeito Arthur Henrique (MDB) parabenizou os participantes e as secretarias pelo empenho em levar informação sobre o enfrentamento à violência doméstica durante o mês de agosto. Além disso, firmou o compromisso de incluir o evento no calendário municipal em 2024.
“Este mês, estamos com ações na área urbana e na zona rural de Boa Vista. Queremos sensibilizar toda a população sobre essa pauta. Já estamos vendo o retorno desse trabalho. O povo pediu e o compromisso está feito. Ano que vem vai ter a 2ª edição da Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha. Vai ser ainda maior, aguardem!”, finalizou.
“Patrulha Maria da Penha”
A Patrulha Maria da Penha de Boa Vista foi a segunda a ser criada no Brasil, em setembro de 2015, uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima.
Dessa forma, o grupamento da Guarda Civil Municipal garante o cumprimento das medidas protetivas de urgência (MPUs), expedidas pelo poder judiciário.
Atualmente, a patrulha têm 17 guardas, sendo nove mulheres. Desde 2016, as equipes acompanharam mais de 8.400 medidas.
De janeiro a julho de 2023, foram1.267 medidas protetivas acompanhadas e 6.206 visitas feitas. Por fim, ainda realizaram 36 conduções de agressores por descumprimento e 18 por violência doméstica e crimes comuns.
Fonte: Da Redação