Essas vagas são um direito nosso e existem para facilitar a nossa vida, diz Regina Alves - Foto: Divulgação/SEMUC
Idosos e pessoas com deficiência (PCD) têm direito a credenciais para vaga especial em estacionamentos. A carteira é emitida gratuitamente pela Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, número 1481, no bairro 31 de março e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Conforme mostram os dados da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), nos últimos dois anos, emitiram 4.280 carteiras para idosos e 1.510 para PCDs. De acordo com o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito, a credencial é o documento obrigatório para esses públicos acessarem estacionamentos devidamente delimitados.
“Essas vagas são sinalizadas com pintura no chão ou placas e podem ser encontradas em ruas, locais públicos, comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos. A credencial deve ser colocada no painel do veículo com a frente voltada para cima, para garantir sua visibilidade”, explicou.
Idosos a partir dos 60 anos que desejarem o benefício podem apresentar cópia do RG ou CHN e preencher uma ficha cadastral disponibilizada no local ou no site da Prefeitura de Boa Vista.
Enquanto as PCDs, além destes documentos, precisam apresentar laudo médico. Se for menor de idade, deve levar os documentos pessoais dos pais ou do responsável, para inclusão no processo.
A retirada é simples e dura em média cinco minutos. No entanto, pode ocorrer a suspensão ou cancelamento da autorização, se constatado uso de cópia, rasura ou falsificação quanto a vaga especial. Ou sendo utilizada por um pessoa que não possui deficiência.
Para que esse direito seja respeitado, a SMST realiza fiscalizações no centro e nas demais vias da cidade. A fiscalização é contínua. Os agentes de trânsito estão constantemente verificando a sinalização correta e observando se os veículos estacionados nas vagas prioritárias possuem a devida credencial.
“É importante lembrar que a credencial para idosos dá direito exclusivamente ao uso das vagas destinadas a idosos, assim como a credencial para pessoas com deficiência só é válida para o uso das vagas reservadas a este público e isso também precisa ser respeitado”, explicou Brito.
Isso garante que pessoas como a servidora pública Regina Alves, de 63 anos, tenham o direito delas assegurado. “Muitas vezes, as vagas para idosos são ocupadas por quem não tem a credencial. Essas vagas são um direito nosso e existem para facilitar a nossa vida, então é importante que sejam usadas apenas por quem realmente precisa”, disse.
Os agentes de trânsito têm um aplicativo que permite verificar, por meio da placa ou do seu QR Code, se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado. Em caso de descumprimento das regras, o responsável fica sujeito a multas e medidas administrativas.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração, classificada como gravíssima, resulta na adição de 7 pontos à CNH e na aplicação de uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo. Nos últimos dois anos 679 medidas administrativas acabaram sendo aplicadas. Isso por estacionar em vagas reservadas às pessoas com deficiência sem credencial, assim como 1.960 condutores notificados por estacionarem nas vagas reservadas a idosos sem credencial.
Fonte: Da Redação
Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…
Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…
Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Neste semestre, serão oferecidos mais de 67 mil financiamentos
Empresa vencedora da licitação é de São João da Baliza, também no Sul do Estado
Informação consta no Diário dos Municípios