Foto: Divulgação Semuc
Inclusão social e garantia de direitos seguem como pilares da Prefeitura de Boa Vista em 2025. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), o acolhimento chegou a cerca de 60 mil pessoas atendidas programas e projetos sociais que contemplam todas as fases da vida. Dentre os destaques, estão as inscrições do Minha Casa, Minha Vida, o lançamento do BV Protege e os 12 anos do Família que Acolhe (FQA).
Segundo a secretária Nathália Cortez, essas e outras ações mostram o compromisso da gestão com a população. “Foram consolidadas políticas públicas que garantem proteção social e qualidade de vida. Isso enfatiza o nosso compromisso com uma assistência social humana e eficiente, presente em todos os territórios, afirmando direitos, promovendo dignidade e transformando a realidade das famílias de Boa Vista”, disse.
Outro marco das políticas públicas do ambiente social em 2025 foi a abertura das inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida, que contaram com mais de 28 mil pessoas interessadas.
Administrado pela Prefeitura de Boa Vista, serão mais de 1.500 famílias com moradias nos bairros Caimbé, Centenário, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Equatorial, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Olímpico e Said Salomão.
Em 2025, a gestão deu mais um passo para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência. O mês de novembro teve também, a adesão da prefeitura à Campanha de 21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas por exemplo.
Do mesmo modo, com 12 anos de criação, completados em setembro deste ano, o Família que Acolhe (FQA) dedica cuidados essenciais para o desenvolvimento das crianças e fortalece vínculos afetivos das famílias de Boa Vista. Desde 2013, 34 mil gestações tiveram a contemplação de forma integral, onde a família recebe apoio desde a gestação até os 6 anos de idade.
Atualmente, a iniciativa conta com 9.420 beneficiárias ativas que participam de atividades como a Universidade do Bebê (UBB), oficinas e aulas sobre cuidados na primeira infância, recebem visitas domiciliares, garantia de vagas nas creches municipais, de acordo com o percentual de participação das famílias, e outros benefícios que garantem o bem-estar familiar.
Outro destaque foi a 9ª edição da “Semana do Bebê”. Assim, a programação contou com a eleição da pequena Thauany Diniz como “Bebê Prefeita” de 2025. Além do protagonismo infantil, o evento promoveu ações de cuidado e entretenimento como Baby SPA, serviços de saúde (como pediatria e odontologia) e muito mais.
Em agosto, ocorreu o aniversário do projeto Paternidade Boa, idealizado pelo prefeito Arthur Henrique em 2021, no dia dos pais. Integrado ao FQA, a iniciativa marca a valorização da figura paterna e incentiva a participação ativa do pai no desenvolvimento infantil.
Fonte: Da Redação
Seletivo é destinado a estudantes a partir do 5º semestre de Direito
Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (Ibras) já movimentou quase R$140 milhões em Roraima…
Vendas registram o maior volume desde 2008
Pessoas que possuam informações relevantes ou que possam ter sido vítimas devem entrar em contato…
A atuação do Tradutor e Intérprete Público, mais conhecido como Tradutor Juramentado, ajuda a reduzir…
PRF fiscalizou 326.548 veículos e fez 118.321 testes de alcoolemia