Cidades

Decisão da Justiça garante duas horas de banho de sol para presos na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo

Detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) deverão passar duas horas por dia em banho de sol, após a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) obter decisão favorável da Justiça de Roraima.

A DPE solicitou o habeas corpus coletivo em favor de todos os presos da penitenciária. Na petição, foi informado que a ausência do contato com a luz solar estava agravando as condições de saúde dos detentos.

De acordo com a resposta da unidade prisional, no decorrer do processo, existiam “inúmeros obstáculos que impedem a disponibilização diária de banho de sol”, como a estrutura do estabelecimento prisional e superlotação carcerária. No entanto, ressaltou que a “Direção Prisional não mede esforços para garantir o usufruto do benefício”. O Ministério Público, quando intimado, não apresentou requerimentos adicionais.

Conforme o defensor público Wagner Santos, que atua junto à Vara de Execução Penal, o Estado deve garantir os direitos das pessoas encarceradas. Isso independentemente do tipo de pena que estão cumprindo.

“A Lei de Execução Penal, em seu artigo 52, IV, prevê o direito de duas horas diárias de banho de sol. A Defensoria Pública reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e a busca por condições dignas no sistema prisional. Reafirmando sua missão de promover a justiça e o bem-estar da população roraimense”, pontuou.

Decisão sobre os direitos dos detentos

Na decisão, o juiz da Vara de Execução Penal, Daniel Damasceno, disse que permitir a retirada dos mínimos direitos dos presos, é concordar “com um cumprimento de pena em regime ilegal, baseado em penas cruéis ou degradantes, afrontando a dignidade da pessoa humana”.

“Certo é, pelas provas trazidas aos autos pelo Impetrante, que a ausência de banho de sol, aliado a demais fatores negativos do próprio encarceramento, tem prejudicado a saúde dos internos e retirando-lhes o mínimo de dignidade que ainda é possível oferecer”, diz trecho da decisão.

O magistrado determinou ainda que a Administração da PAMC adote as medidas necessárias para assegurar os direitos dos presos. Ou seja, todos os presos tem direito à saída da cela pelo período mínimo de duas horas diárias, para banho de sol.

Receberam o comunicado, a Unidade Penitenciária, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Roraima (SEJUC), o Departamento do Sistema Penitenciário de Roraima (DESIPE), assim como o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Roraima (GMF).

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

1 hora ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

3 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

4 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

5 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

5 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

6 horas ago