Foto: Ascom/DPE-RR
A Mel, o Pretinho e tantos outros companheiros de quatro patas agora podem ter um documento de identidade. A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) agora oferece de forma gratuita a emissão da carteira de identidade dos pets, válida em todo território nacional.
Além das ações da Defensoria Itinerante, a população pode procurar pela unidade da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, na Av. Nossa Sra. da Consolata, 613, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
O serviço começou a ser oferecido pela DPE-RR no último dia 17, durante ação da Carreta dos Direitos, no bairro Nova Canaã. Entre as pessoas atendidas, está a dona de casa Katiane Rodrigues, de 45 anos, que vive nas redondezas do bairro. Ela aproveitou a oportunidade para cadastrar sua cadelinha, a Mel. “Vimos que estavam fazendo o cadastro dos animais e aproveitamos”. Além disso, a tutora elogiou a iniciativa da Defensoria em descentralizar o atendimento para a população.
“Eu acho muito bom, porque fica mais próximo da gente. Assim não precisamos nos deslocar até os locais onde normalmente são feitos os atendimentos”, conclui.
De acordo com Cinthya Guivara, servidora da Defensoria Itinerante, o cadastro tem o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços e garantir a identificação dos animais de estimação.
“Esse cadastro é muito importante para quem é tutor de pet, porque se trata de um registro nacional. A pessoa consegue apresentar essa carteira de identidade do animal em todo o território brasileiro”, explicou.
A servidora pontua que o documento funciona como um RG para os pets, podendo ser apresentados em consultas veterinárias, ações de vacinação e até viagens.
A ação também despertou o interesse de quem passava pelo local, como a pedagoga Joana da Silva, de 67 anos, que ouviu sobre a iniciativa pelo rádio e decidiu participar levando seu gatinho, o Pretinho.
“No começo, até pensamos que era uma ação de vacinação, mas depois vimos que era para identificação dos animais, o que também é muito importante, porque eles fazem parte da família”, conta.
Para realizar o cadastro, é necessário que o responsável leve RG, CPF e os dados do animal, como nome, raça, data de nascimento, cor, local de nascimento, assim como uma foto digital do pet, além de ter acesso a uma conta no Gov.br.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos