Defesa Civil Municipal instala placas de alerta e intensifica a fiscalização em balneários para evitar afogamentos em Boa Vista

Equipes também realizarão rondas nesses locais, de sexta a domingo e feriados, das 8h às 18h

Defesa Civil Municipal instala placas de alerta e intensifica a fiscalização em balneários para evitar afogamentos em Boa Vista
Defesa Civil instala placas alerta para banhistas de balneários e praias – Foto: Ian Vitor Freitas

A Defesa Civil Municipal vai intensificar fiscalização para evitar afogamentos e outros acidentes em balneários de Boa Vista. A ação começou nesta sexta-feira (19) com a instalação de 30 placas de alerta nas principais praias e balneários da cidade. Além disso, as equipes realizarão rondas nesses locais, de sexta a domingo e feriados, das 8h às 18h.

O reforço iniciou pela praia do Parque do Rio Branco e Orla Taumanan. Posteriormente, as equipes vão instalar placas de alerta nos balneários Caranã, Cauamé, Curupira, Caçari e Praia do Gnomo.

De acordo com o secretário de segurança urbana e trânsito, Felipe Menezes, a ação contará com tenda da Defesa Civil na praia, apoio de quadriciclos e drone para aumentar o alcance da fiscalização.

“O principal objetivo da ação é orientar os banhistas a terem mais cuidado, mais responsabilidade. Que eles possam não deixar seus filhos desacompanhados, e terem o cuidado na hora de atravessar o rio. A quantidade de equipamentos e agentes por equipe varia. Vamos disponibilizar de dois a quatro quadriciclos, um drone para aumentar o alcance de visualização e quatro agentes da Defesa Civil por dia”, disse.

As placas de alerta instaladas têm mensagens em português e espanhol, por exemplo, “Perigo – Risco de Morte”, “Perigo! Rio com galhos e correnteza e pedras”, “Atenção! Profundidade desconhecida do local” e “Proibido! Crianças sem o responsável”.

Orientações aos banhistas

As equipes da Defesa Civil Municipal também alertarão os banhistas sobre cuidados essenciais ao frequentar balneários.

“Não é devido ao período da estiagem que a gente deve estar brincando de atravessar o rio. A gente pode estar em uma área rasa e de repente pode encontrar uma parte mais profunda, onde acontece afogamento. É uma surpresa, porque a gente se confia que o rio está baixo, por isso, não fiquem fazendo travessia e não fiquem longe das crianças”, orientou Jander Claytor, diretor da Defesa Civil Municipal.

Outra atenção que os banhistas precisam ter é aos ataques de piranhas, que ocorrem com frequência nas localidades.

Defesa Civil nos balneários

Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A Defesa Civil atua diariamente na prevenção e orientação sobre os cuidados necessários que os banhistas devem ter ao utilizarem as praias e balneários da cidade. Em caso de emergência, a população pode acionar as equipes por meio do número 156.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x