Cidades

Defesa Civil Municipal instala placas de alerta e intensifica a fiscalização em balneários para evitar afogamentos em Boa Vista

A Defesa Civil Municipal vai intensificar fiscalização para evitar afogamentos e outros acidentes em balneários de Boa Vista. A ação começou nesta sexta-feira (19) com a instalação de 30 placas de alerta nas principais praias e balneários da cidade. Além disso, as equipes realizarão rondas nesses locais, de sexta a domingo e feriados, das 8h às 18h.

O reforço iniciou pela praia do Parque do Rio Branco e Orla Taumanan. Posteriormente, as equipes vão instalar placas de alerta nos balneários Caranã, Cauamé, Curupira, Caçari e Praia do Gnomo.

De acordo com o secretário de segurança urbana e trânsito, Felipe Menezes, a ação contará com tenda da Defesa Civil na praia, apoio de quadriciclos e drone para aumentar o alcance da fiscalização.

“O principal objetivo da ação é orientar os banhistas a terem mais cuidado, mais responsabilidade. Que eles possam não deixar seus filhos desacompanhados, e terem o cuidado na hora de atravessar o rio. A quantidade de equipamentos e agentes por equipe varia. Vamos disponibilizar de dois a quatro quadriciclos, um drone para aumentar o alcance de visualização e quatro agentes da Defesa Civil por dia”, disse.

As placas de alerta instaladas têm mensagens em português e espanhol, por exemplo, “Perigo – Risco de Morte”, “Perigo! Rio com galhos e correnteza e pedras”, “Atenção! Profundidade desconhecida do local” e “Proibido! Crianças sem o responsável”.

Orientações aos banhistas

As equipes da Defesa Civil Municipal também alertarão os banhistas sobre cuidados essenciais ao frequentar balneários.

“Não é devido ao período da estiagem que a gente deve estar brincando de atravessar o rio. A gente pode estar em uma área rasa e de repente pode encontrar uma parte mais profunda, onde acontece afogamento. É uma surpresa, porque a gente se confia que o rio está baixo, por isso, não fiquem fazendo travessia e não fiquem longe das crianças”, orientou Jander Claytor, diretor da Defesa Civil Municipal.

Outra atenção que os banhistas precisam ter é aos ataques de piranhas, que ocorrem com frequência nas localidades.

Defesa Civil nos balneários

Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A Defesa Civil atua diariamente na prevenção e orientação sobre os cuidados necessários que os banhistas devem ter ao utilizarem as praias e balneários da cidade. Em caso de emergência, a população pode acionar as equipes por meio do número 156.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

2 minutos ago

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

1 hora ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

16 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

17 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

17 horas ago