Cidades

Denúncia aponta que diversos bairros ficaram sem água neste domingo; ‘cheguei a ficar sem comer porque não era possível preparar as refeições’

Nesta segunda-feira, 20, o portal Roraima em Tempo recebeu uma denúncia de que durante este domingo, 19, vários bairros da Capital, ficaram sem o abastecimento de água. Entre eles, Santa Tereza, Tancredo Neves, Jardim Primavera, Raiar do Sol e Araceli.

Uma moradora do Tancredo Neves relatou que a falta de água durou aproximadamente 16 horas. Iniciou aproximadamente às 6h30, e tendo sido registrado o retorno do fornecimento, ainda comprometido, às 23h. Durante o período, a mulher afirmou que fez várias tentativas de contato com a Companhia de Águas e Esgotos (Caer), contudo, não teve resposta.

Revoltada, a mulher disse que por conta da interrupção, ficou sem se alimentar pois não havia como fazer o preparo das refeições. Tão pouco lavar louça e roupas que, de acordo com ela, a máquina de lavar ficou danificada.

“O domingo é o dia que nós trabalhadores que, inclusive, pagamos contas de água e energia em dia, temos para nos organizar. Porém, limpar a casa, lavar roupas e cozinhar, nenhuma dessas atividades consegui realizar justamente porque não havia água. Cheguei a ficar sem comer porque não era possível preparar as refeições. Além disso, pelo abastecimento comprometido, que é observado já há muitos meses, perdemos uma máquina de lavar que foi danificada”, relatou

Água fraca

Moradores também relatam que além da falta do recurso natural a água que sobe para as torneiras, é completamente fraca e um problema recorrente. “A verdade é que isso é um problema que eu já venho observando e enfrentando há muitos meses. Agora estamos em período de verão e seca, então racionamento de água é algo esperado. Mas o fornecimento comprometido, com água sem força pra subir até as torneiras principais da casa, é um problema recorrente aqui no bairro, até durante o inverno e cheia dos rios. Quase como se o normal fosse a água ser fraca“, pontuou.

Moradores cobram comunicação sobre falta de abastecimento

Conforme a denunciante, se sente impotente e revolta. Para ela, o mínimo precisaria acontecer, como informações à sociedade sobre quando houver interrupções. “É uma sensação de impotência e de grande revolta. Os contribuintes merecem, se não um serviço de qualidade, pelo menos uma explicação das razões pelas quais a água não está chegando às torneiras. Merecemos também uma previsão de quando o serviço será normalizado”, desabafou.

O apelo é que não haja mais essa falta de serviço. “Chega desse interrompimento principalmente em bairros periféricos, onde existe uma concentração de crianças e idosos que necessitam do serviço para se alimentar, disse.

O que diz a Caer

Procurada, a Caer informou por meio de Nota, que a bomba do poço artesiano localizado na avenida Padre Anchieta, no bairro Jardim Primavera, responsável por reforçar o abastecimento dos bairros Santa Tereza, Jardim Primavera e adjacências, queimou em razão das constantes quedas de energia na região. Com isso, disse que uma equipe técnica foi enviada ao local nesta segunda-feira, 20, para realizar a substituição do equipamento e restabelecer o fornecimento de água o mais breve possível.

Em relação ao bairro Araceli Souto Maior, a Companhia pontuou que tem enfrentado recorrentes furtos de equipamentos e cabos elétricos em suas unidades operacionais. O que tem comprometido o funcionamento do sistema de abastecimento em algumas regiões.

Ainda conforme a Estatal, no domingo, 19, o poço artesiano que reforça o abastecimento da localidade foi novamente alvo de criminosos, com o furto de cabos elétricos que afetou o fornecimento de água. Disse ainda que técnicos da Caer já estão trabalhando na substituição dos cabos e na reativação da unidade, com previsão de conclusão do serviço até sexta-feira, 24

A Caer também afirmou que no bairro Raiar do Sol, perfurou um novo poço artesiano para reforçar o abastecimento da região, que deverá entrar em operação nos próximos dias. Por fim, a Companhia agradeceu a compreensão da população e reforçando que estão disponíveis nos canais oficiais de atendimento para esclarecimento de dúvidas e informações.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

12 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago