Cidades

Denúncia: profissionais de saúde do HGR relatam aumento de casos de Covid-19 nas equipes

Os profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciaram na quarta-feira (12), que ao menos 70 profissionais da saúde testaram positivo para a Covid-19, durante a semana.

Conforme dois profissionais que não quiseram se identificar, muitos ainda seguem trabalhando na unidade porque parte dos seletivados teria desistido do contrato.

“Uma equipe de cinco funcionários foi afastada. De 10 funcionários, cinco foram afastados positivados para a Covid. No trauma está todo mundo com sintomas de influenza.” disse.

Os profissionais ainda falaram sobre como as equipes tem trabalhado no limite dos esforços.

“No plantão passado de domingo, de 10 pessoas, oito estavam totalmente no limite. Nós estamos doentes, cansados sem condições de trabalhar em uma demanda que está tendo com pouco funcionário. É uma demanda grande! Muitos estão doentes e não tem reposição e aí fica complicado, […].”

Ainda de acordo com os profissionais, a direção do HGR teria cancelado os testes de Covid na unidade para as equipes. Eles teriam recebido orientação para procurarem as Unidades Básicas de Saúde.

O que diz o governo

A Secretaria de Saúde esclarece que o Ofício Circular 1/2022 detalha o fluxo de atendimento para servidores do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento com suspeita ou diagnóstico de covid —19, garantindo atendimento e o devido afastamento das atividades laborais, com devida comprovação por meio de atestado médico.

Dessa forma, os servidores da unidade hospitalar com suspeita ou diagnóstico positivo para covid-19 devem se dirigir ao Serviço “Cuidando do Cuidador” para atendimento médico e solicitação de exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Não será necessária a abertura de ficha de atendimento no HGR, pois será aberto prontuário do profissional pelo setor da unidade hospitalar. Além disso, não é preciso buscar pelo atendimento no Pronto Socorro.

Com a confirmação, o Serviço Cuidando do Cuidador irá realizar o afastamento do servidor e acompanhamento pelos prazos de acordo com as diretrizes em vigor.

Se o servidor já tiver atestado médico comprovando a covid-19 e indicando o afastamento das atividades laborais, a formalização deve ocorrer via Serviço Cuidando do Servidor.

Dessa forma, feito todo o processo, a Gerência de Recursos Humanos do HGR vai receber o atestado médico para afastamento dos servidores.

Fonte: Com informações da Rádio 93FM*

Polyana Girardi

Recent Posts

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 minutos ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

25 minutos ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

34 minutos ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

3 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

4 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

5 horas ago