Cidades

Denúncia relata tortura em curso de formação para novos guardas civis de Bonfim e Pacaraima: ‘não é coisa para um ser humano aguentar’

Uma denúncia anônima enviada à reportagem do Roraima em Tempo relata tortura sofrida por alunos da Guarda Civil Municipal (GCM) – Bonfim e Pacaraima, da Academia de Polícia Integrada (Apics), durante uma instrução na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc).

Conforme narrado pelo denunciante, os alunos já foram recebidos com spray de pimenta no rosto. Eles foram fechados dentro de uma sala, onde foi disparado gás continuamente contra os novos guardas.

“Eles botam eles dentro de uma sala, jogam spray de pimenta no rosto deles, soltam bomba de gás dentro da sala e botam eles para fazer uma prova. Como um ser humano consegue fazer uma prova sem ele conseguir enxergar?”, questiona o denunciante.

Ainda de acordo com a denúncia, essa não é a primeira vez que os alunos são submetidos a esse tipo de situação. “Eles estão sofrendo demais […] só para se ter uma ideia, estamos num verão terrível, os instrutores colocam os alunos sentados numa cadeira para fazer prova no meio do sol, no horário de meio dia. Isso não é coisa para um ser humano aguentar”, relatou o homem.

Os alunos retornarão à penitenciária nos dias 1º a 3 de maio. Segundo a denúncia, muitos já pensam em desistir do curso para não terem que participar de algo assim novamente.

“Já tem aluno que está entrando em depressão, que já está desesperado e não sabe o que fazer. Não querem ir porque vai ser mais uma tortura. Eles estão fazendo uma coisa que está sendo fora do comum. Eu tenho certeza que os capitães e os coronéis não estão sabendo disso”, salientou o denunciante.

O Roraima em Tempo procurou as prefeituras de Bonfim e Pacaraima para pronunciamento sobre o episódio e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

47 minutos ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

5 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

5 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

6 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

7 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

8 horas ago