Denúncia relata tortura em curso de formação para novos guardas civis de Bonfim e Pacaraima: ‘não é coisa para um ser humano aguentar’

Conforme narrado na denúncia, muitos alunos já pensam em desistir na fase final do curso por conta da situação

Denúncia relata tortura em curso de formação para novos guardas civis de Bonfim e Pacaraima: ‘não é coisa para um ser humano aguentar’
Foto: Reprodução/Freepik

Uma denúncia anônima enviada à reportagem do Roraima em Tempo relata tortura sofrida por alunos da Guarda Civil Municipal (GCM) – Bonfim e Pacaraima, da Academia de Polícia Integrada (Apics), durante uma instrução na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc).

Conforme narrado pelo denunciante, os alunos já foram recebidos com spray de pimenta no rosto. Eles foram fechados dentro de uma sala, onde foi disparado gás continuamente contra os novos guardas.

“Eles botam eles dentro de uma sala, jogam spray de pimenta no rosto deles, soltam bomba de gás dentro da sala e botam eles para fazer uma prova. Como um ser humano consegue fazer uma prova sem ele conseguir enxergar?”, questiona o denunciante.

Ainda de acordo com a denúncia, essa não é a primeira vez que os alunos são submetidos a esse tipo de situação. “Eles estão sofrendo demais […] só para se ter uma ideia, estamos num verão terrível, os instrutores colocam os alunos sentados numa cadeira para fazer prova no meio do sol, no horário de meio dia. Isso não é coisa para um ser humano aguentar”, relatou o homem.

Os alunos retornarão à penitenciária nos dias 1º a 3 de maio. Segundo a denúncia, muitos já pensam em desistir do curso para não terem que participar de algo assim novamente.

“Já tem aluno que está entrando em depressão, que já está desesperado e não sabe o que fazer. Não querem ir porque vai ser mais uma tortura. Eles estão fazendo uma coisa que está sendo fora do comum. Eu tenho certeza que os capitães e os coronéis não estão sabendo disso”, salientou o denunciante.

O Roraima em Tempo procurou as prefeituras de Bonfim e Pacaraima para pronunciamento sobre o episódio e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x