Cidades

Descarte incorreto de lixo favorece o entupimento bueiros e galerias, alerta Prefeitura de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta semana os trabalhos com as equipes da Patrulha da Chuva. O objetivo é limpar as ruas e desobstruir os canais da rede de drenagem. A ação ocorre em regiões que ficaram alagadas com a chuva do final de semana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), o doméstico, entulhos e galhadas entupiram os pontos de escoamento e impediram a vazão da água nesses locais.

No bairro Caimbé, além da remoção das galhadas e restos de obras descartados de forma irregular nas ruas, a equipe retirou lixo dos bueiros. Eles precisaram utilizar um caminhão hidro jato para desentupir a rede de drenagem.

Nesse sentido, com essa ação, caso haja um volume de chuvas considerável nos próximos dias, a água vai escoar mais rápido.

Situações como essa, de acordo com o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, são comuns na cidade, com o início das chuvas. E por isso, a Prefeitura faz antecipadamente um cronograma de serviços para evitar maiores transtornos. Porém, é preciso a colaboração da população.

“Fizemos a limpeza das áreas que são pontos críticos e muitas ruas também passaram por recapeamento. Mas o descarte irregular de lixo, principalmente material de construção, gera graves problemas. Pedimos que a população nos ajude, fazendo sua parte e também denunciando através da Central 156”, disse.

Problemas solucionados pela Prefeitura

Nos últimos dois anos, a prefeitura solucionou problemas relacionados a alagamentos em 21 locais que geravam transtornos na temporada de chuvas. No entanto, conforme explicou o secretário municipal de Obras, Marcelo Moreira, também tem surgido novos pontos críticos.

“Isso vem em função de novas ocupações, algumas delas ilegais, projetos que não atendem mais a demanda devido a impermeabilidade do solo. Além das ações emergenciais, estamos estudando maneiras para sanar de maneira efetiva essas questões”, ressaltou.

Período Chuvoso

O final de abril é o período previsto para as chuvas caírem de forma mais intensa e, por isso, todos os órgãos municipais estão empenhados para solucionar eventuais problemas. Para a diretora da Defesa Civil, Flávia Cantanhede, trabalhando com a prevenção, os transtornos e o tempo de resposta serão menores. 

“Nós estamos compartilhando informações e fazendo ações preventivas. Desta forma, a gente acredita que as demandas vão diminuir e vamos estar preparados para atender os chamados com mais rapidez, principalmente em áreas de rios, lagos e igarapés, que exigem atenção especial”, comentou.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Roraimense alcança 1º lugar na categoria infantil do Miss Brasil Beleza Brasileira 2024

Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…

36 minutos ago

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro

2 horas ago

Mãe processa Estado por morte de bebê na Maternidade de Roraima e pede indenização de R$ 500 mil por danos morais

Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…

3 horas ago

Ministério Público de Roraima recomenda limpeza de terreno para realização do ‘Micaraima 2024’

Segundo o órgão, por causa do evento que acontece em Pacaraima, deve haver aglomeração de…

5 horas ago

Dupla é presa suspeita de torturar, assassinar e esconder corpo de jovem em vala no interior de RR

Um adolescente, de 15 anos, também foi apreendido suspeito de planejar o crime

6 horas ago