Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius de Carvalho, disse nesta quinta-feira (24) que os aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que tiveram descontos indevidos terão os valores devolvidos. O ministro não falou quando vai ocorrer esse ressarcimento.
Segundo Carvalho, o Governo Federal elabora um plano para identificar os descontos fraudados e permitir as devoluções. O planejamento, que deve ser apresentado “em breve”, como afirmou o ministro, vai detalhar o total dos valores que serão ressarcidos e o formato das reposições.
Dessa forma, o Governo Federal suspendeu todos os descontos dos aposentados do INSS, até que as informações sejam esclarecidas.
Conforme Carvalho, as grandes “responsáveis pela fraude” são as associações. No momento, a preocupação do governo é aprofundar a investigação e fazer processo de reorganização do sistema, a fim de saber quais descontos foram irregulares e quais foram regulares.
“A prioridade do presidente Lula é garantir que os aposentados tenham a restituíção. Aqueles aposentados que ilegalmente receberam os descontos vamos responsabilizar os culpados por isso. Bem como garantir a restituição”, continuou o ministro.
Ele garante que o plano para essa restituição está sendo elaborado. “Precisamos saber quem são os aposentados com descontos legítimos. Não tem como dar números nem prazo, estamos organizando esse plano”, destacou.
A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…
Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…
São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…
Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima
Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…
Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos