Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius de Carvalho, disse nesta quinta-feira (24) que os aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que tiveram descontos indevidos terão os valores devolvidos. O ministro não falou quando vai ocorrer esse ressarcimento.
Segundo Carvalho, o Governo Federal elabora um plano para identificar os descontos fraudados e permitir as devoluções. O planejamento, que deve ser apresentado “em breve”, como afirmou o ministro, vai detalhar o total dos valores que serão ressarcidos e o formato das reposições.
Dessa forma, o Governo Federal suspendeu todos os descontos dos aposentados do INSS, até que as informações sejam esclarecidas.
Conforme Carvalho, as grandes “responsáveis pela fraude” são as associações. No momento, a preocupação do governo é aprofundar a investigação e fazer processo de reorganização do sistema, a fim de saber quais descontos foram irregulares e quais foram regulares.
“A prioridade do presidente Lula é garantir que os aposentados tenham a restituíção. Aqueles aposentados que ilegalmente receberam os descontos vamos responsabilizar os culpados por isso. Bem como garantir a restituição”, continuou o ministro.
Ele garante que o plano para essa restituição está sendo elaborado. “Precisamos saber quem são os aposentados com descontos legítimos. Não tem como dar números nem prazo, estamos organizando esse plano”, destacou.
Policiais apreenderam uma espingarda e outra arma de fabricação caseira com o suspeito, após agressões…
Paciente ameaçou médica dizendo que "que iria se vingar", a xingou de "vagabunda" e chamou…
Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…
Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…
Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação